Operação no Alemão deixa delegado baleado e teleférico parado
Cerca de 450 agentes participam da ação, que tem mandados contra traficantes
Rio de Janeiro|Do R7

Uma operação policial no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, deixou nesta quarta-feira (3) o delegado da Delegacia de Combate às Drogas, Felipe Cury, baleado no ombro, além de interromper o funcionamento do teleférico desde as 7h. A operação conta com cerca de 300 policias civis e 150 PMs. Até as 9h45, 14 pessoas haviam sido detidas, segundo o delegado titular da 45ª DP (Alemão), Fábio Asty.
Cury foi atingido por dois tiros — um deles feriu o ombro e o outro ficou no colete à prova de balas. Ele foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha, também na zona norte. Ele já teve alta.
A operação Germânia da Polícia Civil pretende desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de drogas na região. A ação visa cumprir 47 mandados de prisão.
As investigações começaram em agosto de 2015 e equipes policiais se infiltraram na comunidade. Eles utilizaram equipamentos de filmagem para registrar a ação dos traficantes.
Ao longo da investigação, foi realizado trabalho de inteligência e outras diligências que tornou possível a identificação de criminosos, dentre eles, os principais chefes da facção criminosa com que atua no tráfico de drogas no Complexo do Alemão. Os traficantes Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, e Edson Silva de Souza, o Orelha, que já estão presos, tiveram nova prisão decretada em decorrência das investigações.
Policiais do comando da Polícia Civil criticaram a operação desta quarta-feira. A ação foi realizada pela 45ª Delegacia de Polícia (Complexo do Alemão), com o apoio do Departamento Geral de Polícia da Capital, do Departamento Geral de Polícia Especializada, da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Alemão.
A operação foi coordenada pela equipe do delegado Fábio Asty, da 45ª DP.














