Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Operação Verão começa no Rio durante feriado prolongado 

Ação da Guarda Municipal, com apoio das Polícias Civil e Militar, reforça o policiamento em áreas de lazer e na orla das zonas sul e oeste da cidade

Rio de Janeiro|Do R7

Patrulhamento na orla das zonas sul e oeste será reforçado
Patrulhamento na orla das zonas sul e oeste será reforçado

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro inicia, nesta sexta-feira (12), uma operação para reforçar o policiamento na orla das zonas sul e oeste da cidade. Batizada de Operação Verão 2018-2019, a ação tem como objetivo prevenir pequenos delitos e garantir o ordenamento urbano e de trânsito.

“As ações preventivas visam proporcionar maior sensação de segurança aos banhistas nos finais de semana e feriados” disse, em nota, a Guarda Municipal.

Parte do efetivo estará distribuída em áreas de lazer e outros locais movimentados durante o verão, como a Cachoeira do Horto, Parque dos Patins, Estrada das Canoas, Pedra Bonita e Vista Chinesa.

Na orla, os agentes vão promover a fluidez do trânsito, orientar motoristas sobre o estacionamento em locais permitidos e também a travessia de pedestres, além de coibir irregularidades.


Além dos Grupamentos Especial de Praia, de Cães, Tático Móvel, de Motociclistas e de Operações Especiais, a operação conta com apoio das Polícias Civil e Militar.

"A integração com as Polícias Civil e Militar e o uso da tecnologia têm dado a pronta resposta no combate aos delitos praticados na orla, principalmente durante o verão, quando o número de banhistas aumenta muito nas praias. Dessa forma, alinhamos a continuidade das ações conjuntas que têm sido exitosas, proporcionando mais segurança à população e ao nosso turista", destaca a inspetora geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal.


O efetivo nas ruas conta ainda com o suporte do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que usa 80 câmeras do Centro de Operações Rio, redirecionadas para reproduzir imagens e monitorar o calçadão e a faixa de areia. Flagrantes de crimes são enviados pelo celular para as equipes que atuam na orla e também são cedidas à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.

A operação dá continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública) em janeiro de 2017. Na última edição, a Operação Verão 2017-2018 registrou 83 ocorrências com prisões, 4.525 abordagens sobre a proibição de cães na areia, 404 casos de prática esportiva em local e/ou horário proibido, além da apreensão de 10.534 produtos diversos com ambulantes sem autorização e em depósitos irregulares. Houve ainda 212 casos de crianças perdidas que foram devolvidas aos pais. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.