Logo R7.com
RecordPlus

Para participar de curso no México, estudante da zona oeste do Rio faz "vaquinha" virtual

Jovem é única brasileira selecionada para participar de seminário no exterior

Rio de Janeiro|Do R7*

  • Google News
Estudante já participou de programa de embaixadores e viajou para os Estados Unidos
Estudante já participou de programa de embaixadores e viajou para os Estados Unidos

Apesar da pouca idade, a estudante Maria Paula Tavares, de 18 anos, voa alto quando o assunto é correr atrás de seus sonhos. A jovem, que já representou o Brasil em um programa de embaixadores nos Estados Unidos, agora se prepara para mais um desafio internacional: a carioca foi a única brasileira selecionada para participar do Seminário de Ativismo Juvenil na América Latina, realizado no México. Mas antes de pensar em arrumar as malas, ela precisa arrecadar R$ 3.500 reais para financiar os custos da viagem.

Moradora de Santa Cruz, na zona oeste da cidade, Maria conheceu a prática do voluntariado ainda dentro da escola. Ela é idealizadora do projeto Biblioteca Itinerante na Escola Municipal Eduardo Rabelo, também na zona oeste. Com apoio de outros alunos e professores, ela arrecadou mais de mil livros por meio de campanhas em uma rede social.


A iniciativa a levou a participar do Programa Jovens Embaixadores, no início deste ano, nos Estados Unidos. O intercâmbio trouxe conhecimento e motivação para ampliar o trabalho voluntário que realizava. O projeto de empréstimo de livros ultrapassou as paredes da escola e agora transita em igrejas e praças da região. A experiência lhe permitiu conhecer outros jovens, que assim como ela, tentam desenhar um amanhã diferente. Foi através dessa rede de contatos que ela ficou sabendo do Sajal, o Seminário de Ativismo Juvenil na América Latina.

— Eu fiquei extremamente feliz e grata, porque sou a única representante do meu país. Quero fazer o melhor que puder, aproveitar tudo e trazer uma boa bagagem para acrescentar o trabalho feito aqui — contou a estudante.


O Sajal busca incentivar os jovens a participar das discussões públicas a partir de práticas voluntárias ou do ativismo. A ideia é conectar pessoas que possam compartilhar experiências e gerar mudanças em suas comunidades. Durante uma semana, 35 jovens vão participar do seminário que acontece na cidade de Michoacán, no México, no mês de dezembro.

— Eles informaram que durante o dia vão haver palestras, encontros para discussão, mesa de debate, além de acontecer algumas visitas pela cidade durante o encontro, para falar sobre a história, a cultura e a política do local — explicou Maria sobre as atividades previstas no programa.


Porém, apesar da expectativa, a jovem hoje se preocupa se realmente conseguirá participar, isso porque, o programa não cobre os custos de passagem e seguro saúde. Apesar da vontade, a questão financeira pode ser um empecilho no meio do caminho até o México.

Gastos com hospedagem, alimentação e transporte na cidade são custeados pelo programa, mas a passagem aérea e o seguro são responsabilidades do participante. Segundo a estudante, seriam necessários cerca de R$ 3.500 para arcar com essas despesas. A alternativa encontrada foi mobilizar suas redes, principalmente, na internet. Ela montou uma campanha de financiamento coletivo em um site e torce para arrecadar o valor em quatro meses.


— Além de compartilhar com conhecidos, enviei para algumas páginas de notícias da zona oeste e amigos mais distantes têm ajudado a compartilhar — contou Maria.

A cerca de seis meses da viagem, a estudante se equilibra entre as expectativas e a incerteza se realmente conseguirá participar.

— Eu gostaria muito de participar porque vejo nesse programa a possibilidade de discutir com mentes brilhantes de diversos países formas de empoderar e melhorar o serviço voluntário no Brasil. É uma forma de engrandecer nossa cultura, economia e a população.

Para colaborar acesse o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-sajal-2017?utm_campaign=facebook&%3Butm_content=150064&%3Butm_medium=button&%3Butm_source=VkCreated

*Colaborou Jaqueline Suarez, do R7 Rio

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.