Rio de Janeiro Pessoas acolhidas em abrigos produzem panetones para ceia de Natal na zona oeste do Rio

Pessoas acolhidas em abrigos produzem panetones para ceia de Natal na zona oeste do Rio

Ao todo, 500 doces foram produzidos e distribuídos para Unidades de Reinserção Social na Taquara e em Paciência

"Padeiros natalinos" fizeram 500 panetones para ceia em dois abrigos da zona oeste do Rio

"Padeiros natalinos" fizeram 500 panetones para ceia em dois abrigos da zona oeste do Rio

Divulgação/SMAS

Pessoas em situação de rua que estão acolhidas em dois abrigos da zona oeste do Rio de Janeiro produziram 500 panetones para a ceia de Natal das Unidades de Reinserção Social, em uma oficina de panificação promovida pela prefeitura.

O trabalho foi realizado na padaria do Rão, na Tijuca, zona norte da cidade, por moradores dos abrigos Haroldo Costa, na Taquara, e Rio Acolhedor, em Paciência. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, os padeiros foram escolhidos por já terem experiência no ramo.

Ao todo, cinco alunos puderam aperfeiçoar técnicas de panificação na oficina, enquanto confeccionavam os panetones. A secretária de Assistência Social, Maria Domingas Pacú, afirmou que iniciativa tem o objetivo de contribuir para a reinserção dos acolhidos no mercado de trabalho.

“Parcerias como essa possibilitam que o processo de reinserção social seja bem-sucedido, que é o principal objetivo do nosso trabalho”, disse.

Doces serão abertos neste sábado

Doces serão abertos neste sábado

Divulgação/SMAS

Um dos cozinheiros escolhidos para a tarefa foi Tiago Rafael da Silva, de 39 anos, que já trabalhou como ajudante de padeiro e espera poder voltar à profissão no futuro. 

“Gosto de lidar com alimento, de fazer comida, de lidar com massa e me candidatei à oficina. É legal aprender a fazer panetone. Estou aqui para aprender e, mais na frente, poder ajudar outras pessoas também. Há sempre uma luz no final do túnel”, contou.

Os panetones já foram entregues nos dois abrigos participantes, mas, de acordo com a prefeitura, e devem ser abertos na noite deste sábado (24), quando todos os acolhidos estiverem reunidos para a ceia.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas