PF faz operação contra pesca ilegal de camarão no Rio de Janeiro
Investigação apontou prática em período de reprodução dos animais. Agentes cumprem mandados de busca e apreensão na região dos Lagos fluminense
Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a Operação Arrasto, no Rio de Janeiro, para reprimir a pesca de camarão no período do defeso (reprodução) em São Pedro da Aldeia, região dos Lagos fluminense. Cinco pessoas foram presas em flagrante e duas toneladas de crustáceo apreendidas.
Após seis meses investigação, que conta com apoio do Ministério Público Federal, a PF (Polícia Federal) identificou as pessoas envolvidas na pesca ilegal, na lagoa de Araruama, e os locais de armazenamento do camarão obtido.
Leia também
Assista: Mulheres que trabalham na pesca de camarão ainda não recebem benefícios
No período do defeso, estabelecido de acordo com a época de reprodução de cada animal, as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas para preservar as espécies. A PF destacou que desrespeitar a regra, além de ilegal, causa forte impacto na população do crustáceo e pode levar à extinção dos animais.
Os envolvidos poderão responder por crime ambiental e organização criminosa.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Diego Junqueira