Logo R7.com
RecordPlus

PF investiga esquema de extorsão envolvendo agentes públicos no Rio: empresário usava distintivo falso

Grupo de policiais exigia mesada de empresário para evitar investigação, diz PF

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6) a Operação Mundemus, com o objetivo de desarticular um esquema de extorsão que envolvia três policiais federais e um policial militar. O grupo é acusado de exigir pagamentos mensais de um empresário para evitar a abertura de inquérito policial. Em troca, o empresário recebia documentos falsificados da PF, como carteira funcional e distintivo, além de circular com carro blindado equipado com sirene e giroflex, simulando ser agente da corporação.

PF investiga esquema de extorsão envolvendo agentes públicos no Rio: empresário usava distintivo falso

A investigação teve origem na Operação Cash Courier, realizada em março, que apurava o tráfico internacional de armas liderado por um policial federal aposentado. Durante a análise de provas, surgiram indícios da atuação de outro grupo criminoso, agora alvo da Mundemus.


Na ação de hoje, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em bairros como Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Tijuca, Penha e Niterói. O empresário foi preso em flagrante por posse ilegal de arma e munições. Os policiais envolvidos foram afastados das funções, tiveram os acessos aos sistemas da PF e PM bloqueados, e estão proibidos de deixar o país ou o município de residência sem autorização judicial.

Além disso, os investigados não podem manter contato entre si nem acessar instalações da Polícia Federal. A operação contou com o apoio do Ministério Público Federal e da Corregedoria da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.


Os crimes atribuídos ao grupo incluem:

  • Organização criminosa
  • Extorsão majorada
  • Falsidade ideológica
  • Falsificação de selo público
  • Violação de sigilo funcional

A PF ainda apura se há ligação entre o empresário preso e o líder da quadrilha de armas investigada na Cash Courier, conhecido como “Senhor das Armas”


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.