PF prende 27 em operação contra esquema de contrabando no Galeão
Objetivo da operação é desarticular contrabando de drogas e bebidas
Rio de Janeiro|Tiago Bruno, do R7*, com Record TV Rio
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a maior operação já realizada no Aeroporto Internacional do Rio. O objetivo consiste em desarticular esquemas de tráfico internacional de drogas, descaminho e furto de bebidas do interior de aeronaves. Até às 12h30, haviam sido presas 27 pessoas envolvidas no esquema.
Para a ação, 36 mandados de prisão preventiva, um de prisão coercitiva e 36 de busca e apreensão foram emitidos pela 1ª Vara Federal Criminal/RJ envolvendo diversos bairros e municípios cariocas, além de São Paulo.
Após dez meses de investigações, funcionários do próprio aeroporto, asssim como de companhias aéreas e servidores públicos da área de fiscalização aduaneira também foram indicados como possíveis participantes dos atos criminosos, somando 23 mandados de prisão para funcionários do aeroporto e três para servidores da Receita Federal.
Foram identificados três grupos que eram liderados por um ex-funcionário do aeroporto que contava com o auxílio de seu pai, ainda funcionário do local.
Ainda de acordo com os mandados citados, estão inclusos bairros e municípios como: Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Campo Grande, Ramos, Ilha do Governador, Olaria, Bonsucesso, Saúde, Inhaúma, Praça Seca, Tomás Coelho, Magalhães Bastos, Vaz Lobo, Bangu e Jacarepaguá, todos na capital fluminense; e também nos municípios de Queimados/RJ, Belford Roxo/RJ, Angra dos Reis/RJ e São Paulo/SP.
Os presos serão conduzidos a sede da Polícia Federal no Rio, onde serão indiciados por organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, corrupção, facilitação ao contrabando e descaminho, descaminho, furto qualificado e associação criminosa.
Por fim, serão conduzidos ao sistema prisional após os procedimentos padrão.
*Sob supervisão de PH Rosa