Rio de Janeiro PM reforça patrulhamento com 10 mil agentes durante Carnaval

PM reforça patrulhamento com 10 mil agentes durante Carnaval

Centro do Rio terá um reforço extra de 3.291 policiais militares e região do Sambódromo terá bloqueio 

  • Rio de Janeiro | Gabriel Pieroni, do R7*

Polícia reforça patrulhamento durante feriado

Polícia reforça patrulhamento durante feriado

Reprodução/PMERJ

A Polícia Militar do Rio de Janeiro reforçou o patrulhamento nas ruas de cidades do estado durante os eventos carnavalescos programados para o feriado prolongado de Tiradentes.

Em nota, a PM informou que mobilizou mais de 10 mil policiais para participar da operação tanto na capital como em outras cidades turísticas do estado.

O centro do Rio terá um reforço extra de 3.291 policiais militares. Os agentes de segurança vão patrulhar o entorno do Sambódromo, onde haverá desfiles de quarta-feira a domingo. Áreas como Central do Brasil, Lapa e Boulevard Olímpico também terão reforço de policiais.

Uma das novidades do policiamento para os desfiles das escolas de samba no Centro será a implantação de 49 pontos de bloqueio na região do Sambódromo. Na área demarcada para o cerco preventivo, haverá dez pontos de controle de acesso, pelos quais só terão entrada permitida integrantes das escolas de samba, trabalhadores credenciados e espectadores com apresentação do bilhete. A triagem será feita conjuntamente entre policiais militares e agentes da prefeitura do Rio.

"Esses pontos de bloqueio, fazendo a triagem preventiva de ingresso do público, passarão a fazer parte do nosso planejamento sempre para oferecer mais segurança durante eventos com grande apelo popular, como Carnaval, competições esportivas, shows musicais etc. Esse conceito foi desenvolvido e depois aprimorado pela área de planejamento da Polícia Militar durante os grandes eventos sediados na cidade do Rio de Janeiro na última década", afirmou o secretário da SEPM (Secretaria de Estado de Polícia Militar), coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Além da região central e da orla das zonas sul e oeste, o policiamento será reforçado em outras áreas com eventos oficiais, como na região da avenida Intendente Magalhães, no bairro de Madureira, e nas cidades de Niterói e Cabo Frio.

Ainda de acordo com a PM, o planejamento especial não vai interferir nas ações especiais que já estavam em curso, como o policiamento nos complexos do Jacarezinho e Muzema, e o reforço nas estações da SuperVia.

Patrulha Maria da Penha

Mesmo sem os blocos de rua, o programa Patrulha Maria da Penha marcará presença no Carnaval, mobilizando equipes para atuar nos locais de maior movimento durante o desfile das escolas de samba. Os policiais militares do programa, além de prestarem atendimento em situações de emergência para coibir crimes contra a mulher, distribuirão ventarolas impressas com o objetivo de esclarecer os limites legais entre uma paquera e um assédio.

Entre as orientações, consta a advertência de que a importunação sexual é crime, passível de pena de reclusão de um a cinco anos de prisão, de acordo com a lei nº 13.718/18.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas