Polícia Civil faz ação em três regiões do Brasil contra estelionatários
Grupo captava investidores e prometia aplicações no agronegócio, mas usava dinheiro de clientes para vida de luxo, incluindo viagens internacionais
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre seis mandados de prisão e 36 de busca e apreensão, nesta quinta-feira (10), contra uma quadrilha de estelionatários. A ação, que acontece simultaneamente no Distrito Federal, no Maranhão e em São Paulo, já tem dois presos.
Polícia Civil prende 52 pessoas em operação contra assaltos na Baixada
O grupo convencia, geralmente, servidores públicos a fazerem empréstimos consignados e investir o valor em supostos negócios ligados à agricultura, com promessas de retornos acima da média do mercado.
Leia também
As investigações do DGCOR-LD (Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro) indicam que a quadrilha devolvia parte do valor às vítimas nos primeiros meses como resultado das supostas aplicações, uma forma de mascarar os investimentos não realizados.
Apesar de suas sedes físicas, a quadrilha usava as redes sociais como principal meio para atrair as vítimas e exibia uma vida luxuosa que teria sido conquistada com o agronegócio. Segundo a Polícia Civil, mais de R$ 50 milhões em bens e contas - de pessoas físicas e jurídicas - ligadas ao grupo foram bloqueadas.
Morre mulher que estava em casa incendiada por ex de amiga no RJ
Em nota, a Polícia Civil informou que os investigados planejavam “se fortalecer politicamente no Maranhão, onde tinha ramificações com o lançamento de candidaturas a cargos eletivos, com a finalidade de se beneficiar financeiramente e dar respaldo e imunidade à quadrilha”.
Além de estelionato, o grupo está envolvido com lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem econômica e relações de consumo.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Ingrid Alfaya