Polícia prende 90 pessoas por suspeita de aplicar golpe do empréstimo na Baixada Fluminense
Foram localizados e apreendidos computadores, contratos já formalizados e dados sigilosos de pensionistas do INSS
Rio de Janeiro|Bernardo Pinho*, do R7, com Marcus Marinho da Record TV Rio
A Polícia Civil prendeu 90 pessoas acusadas de fazer parte de uma quadrilha que aplicava golpes de empréstimo consignado em um escritório localizado em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Os agentes da 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) precisaram utilizar dois ônibus para levar todos os suspeitos para a delegacia.
Durante a operação, 96 suspeitos foram encaminhados para a unidade policial, mas seis foram liberados porque, segundo a polícia, estavam em treinamento e não têm provas do seu vínculo associativo com a organização criminosa.
Além das prisões, foram localizados e apreendidos computadores, contratos já formalizados e dados sigilosos de pensionistas do INSS. Depois da perícia, o prédio de quatro andares foi interditado.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
No local, os policiais encontraram uma dependência do prédio chamada de “sala do conhecimento”, onde os suspeitos tinham uma espécie de aula sobre como aplicar os golpes. Também foi encontrada a “sala da magia”, local em que os acusados telefonavam para as vítimas.
Em 2023, a mesma equipe da Polícia Civil fechou 12 escritórios especializados nesse tipo de golpe no Rio de Janeiro. Segundo os agentes, o foco da quadrilha são pessoas que já realizaram empréstimos e principalmente idosos.
Os investigadores, que monitoram grupos criminosos que atuam com o golpe do empréstimo consignado em todo território nacional, descobriram o envolvimento dos líderes da quadrilha em crimes do mesmo tipo no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
*Sob a supervisão de PH Rosa