Polícia e MP fazem operação contra tráfico na Baixada Fluminense
Cerca de 300 agentes tentam cumprir 74 mandados de prisão; objetivo da ação é desarticular quadrilha que atua em Queimados e Itaguaí
Rio de Janeiro|Jaqueline Suarez, do R7*
A Polícia Civil e o MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio) fazem uma operação nesta sexta-feira (13) para cumprir 74 mandados de prisão na Baixada Fluminense. Cerca de 300 agentes participam da ação nas cidades de Queimados e Itaguaí. Até as 10h, 24 pessoas haviam sido presas, dois adolescentes apreendidos e uma prisão em flagrante efetuada.
A operação, batizada de Cananeu, tem por objetivo desarticular uma associação criminosa que atua na Baixada Fluminense. Além dos 74 mandados de prisão preventiva, os agentes cumprem ainda 12 de busca e apreensão de menores.
Os suspeitos são investigados por tráfico de drogas, homicídio, associação ao tráfico, organização criminosa, corrupção de menores e tortura, de acordo com informações da Polícia Civil.
A ação foi desenvolvida a partir de investigações sobre a atuação do tráfico nas comunidades do São Simão, Caixa D'água e Morro Azul, no município de Queimados. A atuação da quadrilha se estende ainda, segundo a polícia, ao Complexo do Brisamar, em Itaguaí, cidade vizinha. Todas as comunidades seriam dominadas por uma mesma facção criminosa.
As investigações indicam que o tráfico de drogas na favela São Simão é comandado por dois criminosos do Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Luís Carlos Silva de Marins, o Macaquinho ou MC, e Daniel Afonso de Andrade, o Danado, são apontados pela polícia como chefes da comunidade de Queimados.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime