Rio de Janeiro  Polícia faz operação conjunta contra cobrança irregular de taxa de gás na Baixada Fluminense (RJ)

 Polícia faz operação conjunta contra cobrança irregular de taxa de gás na Baixada Fluminense (RJ)

Agentes receberam informação de que parte do valor cobrado de maneira irregular é direcionado para milicianos

  • Rio de Janeiro | Sara Amaral*, Do R7

Reprodução/PCERJ

A DDSD (Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados) da Polícia Civil do Rio de Janeiro e a empresa Naturgy Energy realizaram na manhã desta quinta-feira (1), uma operação conjunta para combater irregularidades no abastecimento de gás em Queimados, na Baixada Fluminense.

A região tem um condomínio, com mais de 25 blocos de edifícios residenciais, que é dominado pela milícia. Segundo a informação dada pela Naturgy, o local conta com mais de 150 unidades de moradias com possíveis anomalias no fornecimento de gás.

Dentro das unidades que foram fiscalizadas, foram encontrados 13 apartamentos com ligação direta pela rede da concessionária, sem a presença de medidor de consumo. Além disso, esses imóveis não tinham matrícula registrada na concessionária. Durante a operação, os policiais da delegacia especializada receberam informação de que os moradores do local são obrigados a pagar uma taxa no valor de R$150, dos quais R$70 seriam referente à propriedade do local e o restante seria direcionado à “taxa de milícia”.

Os suspeitos pelo furto de gás foram levados para a delegacia e, ao todo, foram lavrados três autos de prisão em flagrante pelo crime previsto no artigo 155 do Código Penal. 

As áreas do estado que são controladas por grupos criminosos controlados por milícias têm o gás natural como uma grande fonte de receita. Os agentes e a Naturgy estão investigando e investindo em conjunto para combater os furtos. Além de ameaçar a segurança, podendo causar a grande possibilidade de acidentes em razão das ligações clandestinas e interferências na rede, as fraudes podem gerar evasão de recursos impostos e lesam também os consumidores.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Daniel Pinheiro

Últimas