Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Polícia identifica 34 autores de incêndios florestais no RJ

Até o momento, cinco pessoas foram presas. Outros nove suspeitos já foram indiciados

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil, com R7

RJ instaurou gabinete de crise após grande número de incêndios RECORD

Ao menos 34 suspeitos de envolvimento em incêndios criminosos foram identificados no estado do Rio de Janeiro. Cinco pessoas acabaram presas. Outras nove já foram indiciadas.

A Operação Curupira foi uma resposta da Polícia Civil no combate às ações que atingiram diversos parques do estado. Também participam do Gabinete de Gestão de Crise do Governo do Estado a Secretaria Estadual do Ambiente e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

De acordo com o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, além dos prejuízos à fauna e à flora, as práticas criminosas acarretaram risco humano e patrimonial às populações afetadas pelos incêndios.

“O custo para recuperar esses ecossistemas é incalculável. Não temos, por exemplo, como colocar preço na vida de um animal silvestre que foi vítima. Isso sem falar no prejuízo com a emissão de créditos de carbono, tão importantes para o nosso estado. Nossas ações estão sendo assertivas no combate a este tipo de crime”, disse.


Na última semana, a DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) e as delegacias do interior conduziram as investigações relacionadas a esses crimes em Petrópolis e Itaipava, na região serrana.

Durante as ações policiais, um adolescente admitiu ter ocasionado o fogo que devastou grandes áreas de vegetação nos distritos de Pedro do Rio e Secretário. Já um homem, de 61 anos, foi preso após ser flagrado em um vídeo ateando fogo na área de proteção ambiental da Serra da Beleza, à margem da rodovia RJ-143.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.