Polícia investiga mais um caso de falsa aplicação de vacina no Rio
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, caso ocorreu em posto em Copacabana, na zona sul da capital. Profissional já foi afastada
Rio de Janeiro|Mariene Lino, do R7*
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga mais um caso de falsa aplicação de vacina contra a covid-19 em idosos no Estado. A ocorrência aconteceu no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, na zona sul da capital fluminense, no dia 27 de janeiro.

De acordo com a SMS (Secertaria Municipal de Saúde), a técnica de enfermagem em questão foi afastada do cargo e será investigada em uma sindicância aberta pela secretaria. Além disso, a idosa teve a vacina reaplicada "para garantir a imunização".
Segundo a Polícia Civil, o caso é investigado pelo 12ª DP (Copacabana). A profissional prestará depoimento à polícia.
A SMS reforçou que fotos e vídeos no momento da aplicação "estão liberados e são recomendados". As famílias devem pedir esclarecimentos aos profissionais imediatamente em caso de dúvidas.
Ao menos quatro casos de falsa aplicação de vacinas estão sendo investigados pela polícia. Na quarta-feira (17), uma técnica de enfermagem foi indiciada por aplicar uma ‘vacina de vento’ em um idoso de 90 anos em Niterói, na região metropolitana do Rio.
Em um vídeo feito pela família do senhor na sexta-feira (12), é possível ver o momento em que a profissional de saúde insere a agulha, mas não aperta a seringa para injetar o imunizante.
Também foi registrado um caso em Petrópolis, na região serrana, e no posto de vacinação drive-thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital.
Todos os pacientes foram posteriormente imunizados contra a covid-19 de forma correta.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.













