Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia resgata 18 pássaros traficados em Petrópolis (RJ)

Denúncia atendida pelo Linha Verde resultou na apreensão das aves, que estavam em uma casa na região serrana

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*

Polícia resgata pássaros após denúncia no RJ
Polícia resgata pássaros após denúncia no RJ Polícia resgata pássaros após denúncia no RJ

Policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, resgataram 18 pássaros neste domingo (7). Segundo a denúncia recebida pelo Disque Meio Ambiente, no programa Linha Verde, as aves seriam provenientes do tráfico de animais silvestres. 

A ação aconteceu em uma casa no bairro Caxambu. No local, foram encontrados dez coleiros, quatro trinca-ferros, dois tico-ticos e dois pixoxós. Todos eles estavam sem as anilhas de identificação e sem a documentação necessária.

Por estar prevista no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), a ocorrência foi encaminhada à 105ª DP (Petrópolis), que investiga o caso. O texto legislativo enquadra as seguintes práticas: matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização de autoridade competente. 

No ano passado, o Linha Verde – programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente com o Disque Denúncia do Rio de Janeiro, exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais – recebeu o maior número de denúncias desde que foi criado, em 2013. 

Publicidade

Houve 14.498 denúncias em todo o estado, o que representa um aumento de cerca de 18% em comparação com o ano de 2019. Dessas ocorrências, 589 foram em Petrópolis, de acordo com o balanço divulgado pelo programa.

Como denunciar

Segundo o Linha Verde, podem ser denunciados maus-tratos aos animais; queimadas; poluição das águas, do solo e do ar; desmatamento; caça, guarda e comércio de animais silvestres; locais de confecção, soltura e comercialização de balões; extração irregular de árvores; extração mineral; lixo acumulado; construção irregular; pesca irregular; e barulho. 

Publicidade

As denúncias para o Linha Verde podem ser feitas pelos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253-1177. Há também o aplicativo Disque Denúncia RJ. 

O denunciante pode enviar fotos e vídeos pelo app de forma anônima. É possível, ainda, enviar a denúncia para a página do programa no Facebook ou o site do Disque Denúncia

*Estagiária do R7, sob supervisão Celso Fonseca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.