Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia técnica do Rio recebe mais de R$ 1 mi para compra de insumos 

Juiz Bretas disponibilizou recurso por meio do Gabinete de Intervenção Federal; material será destinado a quatro institutos da polícia científica

Rio de Janeiro|Thaís Silveira, do R7*

Material deve chegar durante o mês de julho
Material deve chegar durante o mês de julho Material deve chegar durante o mês de julho

O juiz federal Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal, disponibilizou R$ 1.132.000,00 para a compra de insumos e equipamentos à polícia técnica da Polícia Civil do Rio de Janeiro por meio do GIF (Gabinete de Intervenção Federal). O material chega durante o mês de julho e será recebido por comissões de peritos e integrantes do GIF. 

Entre os itens comprados estão o luminol (que identifica sangue oculto), reagentes como o PSA (utilizado na identificação de esperma), kits de identificação humana para exame de DNA, solventes usados em exames de toxicologia e patologia, além de pó e pincel para levantamento de impressão papiloscópica.

Em entrevista transmitida em uma rede social com o porta-voz do GIF, coronel Roberto Itamar, o chefe do laboratório de toxicologia do IML (Instituto Médico Legal), Diego Carvalho, afirmou que as polícias técnicas não recebiam insumos suficientes. 

— Voltaremos a funcionar de forma plena. Até então, conseguíamos materiais doados, com empresas e institutos parceiros.

Publicidade

Segundo ele, são realizados cerca de 100 exames por semana no laboratório de toxicologia. Os exames mais solicitados são os de alcoolemia, para identificar álcool no sangue ou na urina, e de drogas em geral.

Os insumos serão destinados aos quatro quandes institutos da polícia técnica - IPPGF (Instituto de Pesquisas e Perícias em Genética Forense), ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli), IIFP (Instituto de Identificação Félix Pacheco) e IMLAP (Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto). 

Publicidade

O GIF informou que fez cotações para garantir o menor preço e subsidiar a Justiça Federal na aquisição dos produtos.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.