Logo R7.com
RecordPlus

Policiais acusados da morte do menino João Pedro irão a júri popular após anulação de sentença de absolvição

Justiça rejeitou solicitação de aumento de indenização para família e pedidos formais de desculpas do estado e de criação do memorial

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
João Pedro, 14 anos, morto em operação policial no RJ
João Pedro, 14 anos, morto em operação policial no RJ

Os três policiais civis acusados pela morte do menino João Pedro Mattos Pinto irão a júri popular após a anulação da sentença de absolvição na Justiça do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (24).

A decisão é da 6ª Câmara Criminal, que atendeu a um pedido da Defensoria Pública.


Os réus Mauro José Gonçalves, Maxwell Gomes Pereira e Fernando de Brito Meister haviam sido absolvidos em julho de 2024.

Para a Defensoria Pública e o Ministério Público do Rio, o processo havia ignorado provas técnicas e testemunhais e também desconsiderado laudos produzidos por peritos independentes.


O TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio) destacou que a situação contrariava as determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Supremo Tribunal Federal, que exigem investigações imparciais quando envolvem agentes do estado.

Morte de João Pedro

Em 2020, João Pedro, de 14 anos, foi baleado e morto durante uma operação conjunta das polícias Federal e Civil no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana.


Segundo as investigações, a vítima foi atingida por um disparo de fuzil pelas costas que partiu da arma de um policial. A casa onde o menino brincava com outras crianças ficou com mais de 70 marcas de tiros.

Pedido de desculpas e criação de memorial são negados

Na mesma decisão judicial, foram rejeitados a solicitação de aumento de indenização para a família e os pedidos formais de desculpas do estado e para criação do memorial em homenagem à vítima.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.