Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Policiais resgatam turista perdido no alto da Floresta da Tijuca 

Local de difícil acesso impossibilitou pouso de helicóptero e homem de 55 anos precisou ser transportado pendurado em aeronave

Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*

Turista estava no ponto mais alto da Floresta da Tijuca
Turista estava no ponto mais alto da Floresta da Tijuca

Agentes do Serviço Aeropolicial, que integra a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, salvaram um turista perdido no ponto mais alto da Floresta da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, na quinta-feira (24).

Leia também

Luís Cláudio Sotero, 55 anos, estava perdido em um ponto de difícil acesso a mais de 600 metros de altitude. De acordo com os agentes responsáveis pelo resgate, o terreno de mata fechada e inclinado impossibilitou o pouso do helicóptero da corporação.

A maior floresta urbana do mundo é carioca: conheça a Floresta da Tijuca

O salvamento, então, foi feito por um tripulante que desceu de rapel para prestar os primeiros socorros.


O SAER foi acionado por solicitação do CBMERJ, para salvamento de uma pessoa perdida no ponto mais alto da Floresta da Tijuca, altitude de mais de 2000’ pés. O Helicóptero da Polícia Civil, ao chegar no local do salvamento, constatou que o ponto era de difícil acesso, tendo em vista a altitude, o terreno inclinado e com a mata fechada. Essas circunstâncias impossibilitou o pouso do Helicóptero do SAER. A tripulação da aeronave conseguiu localizar o turista Sr. Luís Cláudio Sotero Mões, 55 anos, que estava perdido na mata. A partir desse momento, o tripulante desceu de rapel para poder fazer os primeiros socorros, pois a vítima estava debilitada, com a boca espumando e em estágio de desidratação avançado, além de ser diabético. Após, o tripulante Drummond estabilizar a vítima, esta foi amarrada no “fraudão” junto ao corpo do tripulante, para que o helicóptero pudesse fazer o deslocamento através da técnica MacGuire, até o quartel dos bombeiros do alto da Boa Vista. Desta forma, foi necessário transportar a vítima, pendurada na corda junto com o tripulante, até o local mais próximo que ficava a 20km de distância. Devido a restrição de velocidade por ter uma carga externa o deslocamento demorou 10 minutos. Saliente-se que graças a proficiência da CORE/SAER Polícia Civil, o resgate foi feito com sucesso e segurança.

Posted by CORE Coordenadoria de Recursos Especiais on Thursday, January 24, 2019

Segundo a Polícia Civil, Luís Claudio estava debilitado, com a boca espumando e em estágio de desidratação avançado, além de ser diabético.

Após os cuidados preliminares, a vítima foi amarrada junto ao corpo do tripulante. Os dois foram pendurados por uma corda na aeronave e levados ao quartel dos bombeiros do Alto da Boa Vista, a 20 km do local do resgate. O trajeto levou cerca de dez minutos. Em seguida, Luís Cláudio foi liberado.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.