Prefeitura do Rio determina tombamento do Planetário da Gávea
Decreto publicado nesta quarta (19), tenta garantir preservação do espaço
Rio de Janeiro|Do R7

Para proteger o futuro do Planetário da Gávea, a Prefeitura do Rio determinou o tombamento provisório do imóvel, no bairro da Gávea, zona sul da cidade. A decisão do prefeito Marcelo Crivella (PRB) foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (19). A medida considerou o valor arquitetônico do imóvel, projeto dos irmãos Renato e Ricardo Batalha Menescal e, segundo a prefeitura, um símbolo da arquitetura moderna. O documento destaca a necessidade de preservá-lo de ações que prejudiquem sua integridade.
Segundo a prefeitura, o tombamento do Planetário visa garantir a continuidade do espaço. Nesta semana, o terreno onde fica o museu, de propriedade da Cehab (Companhia Estadual de Habitação), seria leiloado para pagamento de débitos trabalhistas. Entretanto, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) suspendeu o leilão, que seria realizado na terça-feira (18). Com o tombamento provisório, quaisquer intervenções físicas a serem realizadas no imóvel deverão ser previamente aprovadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
O Planetário da Gávea foi inaugurado em 19 de novembro de 1970 para divulgação da cultura, ciência e astronomia à população carioca e aos visitantes do Rio.















