Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Prefeitura do Rio lança "Disk Aglomeração" contra coronavírus

Serviço é coordenado pela Seop e tem como objetivo receber denúncias para evitar reuniões entre 10 ou mais pessoas, sem jutificativas, no espaço público

Rio de Janeiro|Do R7

Cartaz deverá ser colocado em estabelecimentos
Cartaz deverá ser colocado em estabelecimentos

A Prefeitura do Rio lançou oficialmente, nesta segunda-feira (30), o "Disk Aglomeração", por meio do atendimento telefônico 1746, como uma das medidas de combate ao novo coronavírus.

Witzel prorroga por mais 15 dias o isolamento social no Rio de Janeiro

Coordenado pela Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), o canal tem como objetivo receber denúncias ligadas a aglomerações em estabelecimentos que oferecem serviços essenciais e espaço públicos, como praças, áreas de lazer e estações de ônibus.

Todos os chamados serão repassados às equipes da Guarda Municipal que atuam na base do Riocentro, onde funciona o gabinete de crise da Prefeitura para o enfrentamento da covid-19.


Leia também

“O gabinete de crise está trabalhando 24h por dia, monitorando todos os números e ações em tempo real. Mas precisamos muito do apoio da população, por isso criamos o ‘Disk Aglomeração’. Assim, o cidadão que verificar grande concentração de pessoas pode ligar para o 1746. A informação chega imediatamente até a gente. Aí destacamos um grupamento até o local. Por exemplo, para verificar se os serviços essenciais, como supermercado, loja de material de construção estão funcionando sem aglomerações. Agradeço ainda a parceria com o Governo do Estado por integrar policiais militares ao projeto”, disse o secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.

As ações das equipes visam fiscalizar reuniões - sem aparente justificativa - de dez pessoas ou mais sem a observância de um metro e meio de distância entre elas, conforme o Decreto 47.328 publicado no Diário Oficial desta segunda (30).

Entre as determinações está a instalação de avisos informativos (placas ou cópias em papel) destacando o Disque 1746 em pontos de fácil visibilidade de lojas consideradas essenciais. Os proprietários têm prazo de cinco dias úteis (até a próxima sexta-feira (3) para afixar os avisos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.