Procon recolhe mais de 300 kg de produtos impróprios em supermercados da zona sul e Barra
Estabelecimentos foram autuados e serão multados por irregularidades
Rio de Janeiro|Do R7

Durante operação em supermercados que funcionam 24h na Barra da Tijuca e na zona sul do Rio, o Procon-RJ recolheu e descartou 374kg de produtos impróprios para consumo. Segundo a Seprocon (Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor), os três estabelecimentos vistoriados na operação Altas Horas foram autuados e serão multados.
De acordo com a secretaria, 191,2 kg dos alimentos apreendidos eram de carne previamente moída, o que é proibido no estado. Segundo decreto estadual, a carne só pode ser moída na hora da compra e na presença do consumidor.
Duas filiais do Pão de Açúcar foram vistoriadas na zona sul. Na loja do Leblon, os agentes encontraram 150 kg de pescado sem especificação da data de validade. Já na filial da avenida Nossa Senhora de Copacabana, 33 bandejas de salmão sem prazo de vencimento foram recolhidos, num total de 16,5kg.
O Pão de Açúcar informou que “o caso é pontual e que tomou as medidas internas para que o fato não volte a ocorrer. Os funcionários já foram reorientados com relação ao padrão operacional exigido pela companhia. Sobre os produtos vencidos encontrados, a rede informa ainda que foram descartados imediatamente na presença do Procon-RJ. Com relação à venda de carne pré-moída, o Pão de Açúcar ressalta que cumpre o que determina a legislação”.
Na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, os fiscais fiscalizaram o supermercado Extra, na avenida das Américas. Além de carne pré-moída, o mercado também foi autuado por destacar nos cartazes o valor de compra a prazo de eletrodomésticos e não o valor à vista, como é previsto por lei e produtos que registravam no caixa um valor mais alto do que o indicado nas prateleiras.
Em nota, a assessoria do Extra informou que “trabalha de acordo com as orientações dos órgãos reguladores e tem rigoroso procedimento para garantir a excelência na operação, exigida pela companhia. É norma da empresa o controle e fiscalização dos preços para que estejam alinhados aos valores registrados no caixa. Em eventual divergência de preços, o caixa registra o menor valor do produto, evitando qualquer tipo de prejuízo ao consumidor. A empresa ressalta que os pontos apontados pelos órgãos foram imediatamente sanados”.
Veja o balanço completo da operação Altas Horas
1 - Pão de Açúcar (rua José Linhares - Leblon) - 150 kg de pescado retirado da área de vendas e guardado na câmara sem especificação quanto à data de validade; 220 g de Pudim Paulista vencido; 73 kg de carne moída de frango Rica, 86,5 kg de carne moída bovina Rica; 2 kg de carne bovina previamente moída pelo próprio estabelecimento.
2 - Pão de Açúcar (av. Nossa Senhora de Copacabana) - 33 bandejas de salmão (500 g aproximadamente cada) sem especificação da data de validade; 01 bandeja (602g) de coxão mole vencido em 27/01/14; 3,850kg de coração de boi vencido em 27/01/14; 1,2 kg de Lombo Suíno condimentado vencido em 25/01/14; 2,5 kg de carne moída bovina Rica; 21,5 kg de carne moída de frango Rica; 10 kg de camarão sem especificação do prazo de validade em uma caixa com um peixe (400 g) dentro.
3 - Extra (av. das Américas – Barra da Tijuca) - 5,7 kg de carne moída de frango Rica; cartazes ao parcelamento da compra a prazo de eletrodomésticos em detrimento do valor à vista; dois produtos que estavam com um preço nas prateleiras e com outro valor ao serem registrados no caixa; temperatura no frigorífico estava alta demais para garantir a conservação dos alimentos.















