Relatório de 2019 apontou falha em sistema de hospital que pegou fogo
Secretário de Defesa Civil, Leandro Monteiro, confirmou que o Hospital Federal de Bonsucesso não tinha certificado do Corpo de Bombeiros
Rio de Janeiro|Bruna Oliveira e Isabela Afonso, do R7*, com Record TV Rio
Um relatório feito a pedido da Defensoria Pública da União, em 2019, já havia apontado falhas no sistema de combate às chamas no Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio, atingido por um incêndio na manhã desta terça-feira (27).
O documento mostrou que a unidade não tinha detector de fumaças e sprinklers (chuveiro automático acionado em caso de necessidade).
Na reportagem exibida há um ano, a equipe da Record TV Rio flagrou com uma câmera escondida fios expostos e falta de extintores dentro do hospital.
Leia também
Incêndio em hospital: paciente de covid morre durante transferência
Rio de Janeiro teve 4 incêndios em hospitais em pouco mais de um ano
Incêndio em Hospital de Bonsucesso causa interdições no Rio
Incêndio atinge Hospital Federal de Bonsucesso no Rio
Incêndio atinge hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio
Durante o trabalho de rescaldo, hoje, o secretário de Defesa Civil, Leandro Monteiro, confirmou que o Hospital Federal de Bonsucesso não tinha certificado do Corpo de Bombeiros e que a unidade foi notificada duas vezes, além de ter recebido dois autos de infração.
Procurado pelo R7, o hospital ainda não se posicionou sobre o caso.
Ao menos 300 pacientes estavam na unidade no momento do acidente. Uma mulher de 42 anos, que estava internada com covid-19, morreu durante a transferência.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira