Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Remadores americanos passam mal após participarem de prova na Lagoa Rodrigo de Freitas

Atletas relataram dores de estômago, diarreia e vômito; suspeita é contaminação da água 

Rio de Janeiro|Do R7


Remadores americanos passaram mal após participar de uma prova na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona do sul do Rio. Os 13 atletas foram atendidos por um médico da delegação dos Estados Unidos e ele afirmou que há possibilidade dos esportistas terem se sentido mal por causa da água contaminada.

Todos os remadores apresentaram os sintomas ao mesmo tempo. Eles relataram dor de estômago, diarreia e vômito. Eles foram medicados e passam bem.

No mês passado, uma análise feita pela agência internacional de notícias AP (Associated Press) apontou que atletas que participarão das Olimpíadas correm o risco de ficarem doentesquando em contato com as águas da baía de Guanabara e de praia do Rio de Janeiro. Reportagem publicada no último dia 30 diz que as águas estão contaminadas com fezes humanas e as compara a esgoto sem tratamento.

Mais de 10 mil atletas de 205 nações devem competir na Rio 2016. Cerca de 1.400 deles vão velejar nas águas da baía de Guanabara, perto da Marina da Glória, nadar na praia de Copacabana e praticar canoagem na lagoa Rodrigo de Freitas.

Publicidade

A análise da qualidade das águas em locais que sediarão provas olímpicas revelou altos níveis de vírus e bactérias presentes no esgoto humano, o que, segundo a reportagem, alarmou especialistas internacionais. "Poluição extrema da água é comum no Brasil, onde a maior parte do esgoto não é tratado", diz a AP.

Repercussão

Publicidade

Os resultado da análise repercutiu na imprensa internacional. Em alguns testes, diz a reportagem, vírus causadores de doenças foram encontrados em até 1,7 milhão de vezes o nível do que seria considerado perigoso em uma praia do sul da Califórnia.

O biólogo marinho John Griffith do Southern California Coastal Water Research Project, que examinou os protocolos, metodologia e testes feitos pela AP, afirmou que "o que se tem lá [Rio] é basicamente esgoto bruto".

Publicidade

— É água de vasos saniários e chuveiros e o que quer que seja que a população jogue em suas pias, tudo misturado, e vai para as águas das praias.

Segundo a AP, foram feitas quatro rodadas de testes em cada um dos três locais de provas olímpicas e na turística praia de Ipanema, onde não haverá eventos da Rio 2016. O teste para vírus apontou que nenhum local é seguro para práticas esportivas, de acordo com especialistas em água. Um especialista que analisou os testes feitos pela AP comparou a qualidade das águas do Rio a de nações africanas e da Índia.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra

Veja o vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.