Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio: 11 linhas são extintas e 5 novas passam a circular neste sábado

Prefeitura do Rio afirma que dezenas de linhas serão extintas até março de 2016

Rio de Janeiro|Do R7

Onze linhas param de circular neste sábado no Rio
Onze linhas param de circular neste sábado no Rio Onze linhas param de circular neste sábado no Rio

Começa neste sábado (3) a racionalização das linhas de ônibus da cidade planejada pela Prefeitura do Rio e pela SMTR (Secretaria Municipal de Transportes). Onze linhas de ônibus que circulam na zona oeste serão extintas e outras cinco novas linhas serão criadas. O projeto deve ser implementado completamente até março de 2016.

As linhas extintas a partir de hoje são 305 (Rodoviária x Barra da Tijuca via túnel Rebouças), 314 (Central x Barra da Tijuca via Copacabana), 318 (Barra Sul x Castelo), 332 (Alvorada x Castelo via orla), 360 (Carioca x Recreio), 382 (Carioca x Piabas), 501 (Barra da Tijuca x Gávea - Circular), 502 (Recreio x Gávea - Circular), 504 (Piabas x Gávea), 505 (Recreio x Gávea – Circular) e 535 (Alvorada x Leme). A linha 361 (Recreio x Carioca via linha Amarela) terá a frota dobrada.

Além disso, cinco novas linhas começam a circular para atender a demanda dos passageiros que normalmente utilizariam as linhas extintas. A linha Troncal 1 fará o trajeto General Osório x Central (via av. Nossa Senhora de Copacabana e Aterro do Flamengo). A linha Integrada 1 fará o trajeto Alvorada x Rio Sul (via avenida das Américas, autoestrada Lagoa Barra e orla). A linha Integrada 2 terá os mesmos pontos terminais da Integrada 1, mas o trajeto será feito pela orla desde a avenida Lúcio Costa. A linha Integrada 8 fará o trajeto Recreio x Rio Sul (via avenida das Américas, autoestrada Lagoa Barra e orla). O Serviço Parcial da Integrada 8 ligará o Rio Sul ao condomínio Barra Sul (via avenida das Américas, autoestrada Lagoa Barra e orla). A linha Integrada 9 fará o trajeto Rio Sul x Piabas (via avenida Atlântica, avenida Niemeyer e estrada Benvindo de Novaes). Confira no site da SMTR os itinerários das novas linhas.

Questionada se o grande número de coletivos em frente ao Shopping Rio Sul não iria impactar no trânsito, a secretaria afirmou ao R7 que os ônibus só irão fazer a parada necessária para o desembarque de passageiros. Segundo o planejamento, também, a quantidade total de coletivos que circulam em frente ao shopping também irá diminuir. 

Segundo a SMTR, o objetivo da racionalização é acabar com a sobreposição das linhas e garantir mais fluidez no trânsito. A pasta afirma, ainda, que as mudanças não devem provocar aumento nas lotações dos ônibus e que apenas 20% dos usuários terão de fazer baldeações. A secretaria diz que os passageiros ganharão em tempo de viagem. O Bilhete Único Carioca poderá ser utilizado em dois transportes no intervalo de 2h30 pelo preço de apenas uma passagem. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.