Rio de Janeiro Rio abre processo de matrículas em escolas da rede municipal

Rio abre processo de matrículas em escolas da rede municipal

Inscrições são destinadas para alunos que pretendem ingressar na rede municipal ou que querem transferência de unidade

  • Rio de Janeiro | Inácio Loyola, do R7*

O processo de matrículas para estudantes na rede municipal do Rio para 2022 começa nesta quarta-feira (24). As inscrições são destinadas para alunos que pretendem ingressar na rede municipal ou que querem transferência de unidade. Os estudantes que irão permanecer na mesma escola terão a renovação de matrícula automática.

Rio abre matriculas em escolas

Rio abre matriculas em escolas

Divulgação/Prefeitura do Rio

Entre o dias 24 e 30 de novembro, estará aberta a inscrição de novos alunos de creches ou para realizar transferências entre creches.

De 1º a 7 de dezembro, será a vez da matrícula de novos alunos da Educação Especial ou transferências neste grupo.

As transferências internas de alunos da Pré-Escola acontecem entre 16 e 21 de dezembro.

Entre 6 a 10 de janeiro começam as transferências internas para alunos do Ensino Fundamental, a partir dos seis anos de idade. O período também é destinado para transferências de alunos do Ensino Fundamental e do Peja (Programa de Educação de Jovens e Adultos).

Os pais e responsáveis devem fazer a inscrição somente pela internet, no endereço eletrônico matricula.rio. Caso o interessado não tenha como fazer a inscrição ou transferência pela internet, basta procurar a escola mais próxima para receber ajuda no processo.

“É hora de reafirmar o compromisso com a educação e também de manter os esforços para trazer de volta os alunos que estão fora da escola”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

Datas de transferências e matrículas

- 24 a 30 de Novembro:

Crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses poderão fazer transferência entre unidades escolares. Caso ainda não sejam alunas da rede municipal, este também é o período para a inscrição nas creches do município. Para entrar pela modalidade Creche, a criança tem que ter 6 meses até o dia 07/02/2022.

- 1 a 7 de Dezembro:

As inscrições estarão abertas para alunos da Educação Especial, a partir dos quatro anos de idade. O período vale tanto para quem pretende fazer transferência entre unidades, como para quem vai ingressar na rede municipal.

- 16 a 21 de Dezembro:

A transferência interna para a Pré-Escola fica com as inscrições abertas para alunos de quatro e cinco anos de idades.

- 6 a 10 de Janeiro:

Já em 2022, as inscrições para transferência se abrem para alunos do Ensino Fundamental, a partir dos seis anos de idade. O período também é válido para alunos do Peja.

- 13 a 17 de Janeiro:

Os alunos novos poderão ser inscritos na Pré-Escola, no Ensino Fundamental, ou no Peja. As matrículas podem ser feitas para todos a partir de quatro anos de idade.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas