Logo R7.com
RecordPlus

Rio: construções irregulares avaliadas em R$ 5 mi são demolidas em condomínio de luxo

Agentes identificaram crimes ambientais, entre eles desmatamento, terraplenagem e loteamento ilegal

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News

Quatro construções irregulares em um condomínio de luxo em Vargem Grande, na zona oeste do Rio, foram demolidas na manhã desta terça-feira (15). Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os responsáveis pela obra ilegal teriam um lucro estimado em R$ 5,2 milhões.

Obras chegaram a ser embargadas sete vezes pela Prefeitura do Rio, antes da demolição
Obras chegaram a ser embargadas sete vezes pela Prefeitura do Rio, antes da demolição

O condomínio de casas de alto padrão, com até três andares, estava sendo erguido em uma área de 12 mil m².


No local, os agentes constataram crimes ambientais, como desmatamento, terraplenagem e loteamento ilegal. As ligações de luz também eram irregulares.

Além disso, um rio foi desviado do seu curso natural para impermeabilizar a rua Otto Stupakoff e construir uma calha de drenagem com vazão menor. A ação gerou carreamento de terra para as áreas mais baixas e condomínios vizinhos.


O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, afirmou que não havia documento ou licença para as construções. As obras foram embargadas sete vezes pela Prefeitura do Rio, mas os responsáveis continuaram com as atividades. 

“Os autores dessas obras receberem diversos avisos de que não poderiam prosseguir com o condomínio. Ignoraram. Temos mais um caso de um empreendimento ilegalizável: lotes com uma série de crimes ambientais a poucos metros da Pedra Branca”, disse o secretário.

A operação foi comandada pela força-tarefa de combate a crimes ambientais, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação contou com o MP (Ministério Público), DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), Polícia Militar e Secretaria de Estado do Ambiente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.