Rio de Janeiro Rio de Janeiro analisa 201 amostras de testes da Covid-19 para Ômicron

Rio de Janeiro analisa 201 amostras de testes da Covid-19 para Ômicron

Dessas amostras, 159 foram coletadas pela capital fluminense. Até o momento, apenas um teste confirmou a variante 

  • Rio de Janeiro | Rafaela Oliveira, do R7*

Rio de Janeiro analisa 201 amostras de testes da Covid-19

Rio de Janeiro analisa 201 amostras de testes da Covid-19

Rolex dela Pena/EFE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou que está analisando 201 amostras de testes de Covid-19 sugestivas para a variante Ômicron nesta segunda-feira (3). A previsão é que o resultado saia até o dia 7 de janeiro. Até o momento, apenas um caso importado da Ômicron foi confirmado.

Dessas amostras, 159 foram coletadas por unidades municipais e serão sequenciadas por um laboratório credenciado da Fiocruz. A SES informou ao R7 que os casos suspeitos são de pacientes de 12 municípios de sete regiões de saúde do estado. 

Não foram encontradas amostras sugestivas nas regiões noroeste e centro-sul fluminense.

No mês de dezembro, o estado do Rio de Janeiro recebeu mais de 600 mil testes de antígeno do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o estado, quase 240 mil destes já foram distribuídos aos municípios.

Quanto aos testes de RT-PCR, os kits de coleta são retirados no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels) pelos municípios de acordo com as amostras entregues para análise.

A SES afirmou que o sequenciamento do coronavírus não é um exame de rotina nem de diagnóstico, ele é feito como vigilância genômica, para identificar modificações sofridas pelo vírus Sars-CoV-2 no estado e embasar políticas sanitárias. Parte das amostras sequenciadas no estado é referente ao projeto Corona-Ômica-RJ.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Ingrid Alfaya

Últimas