Rio de Janeiro entra em estágio de alerta por forte temporal
Chuva interrompeu circulação de linha do VLT, bloqueou vias e provocou o acionamento de sirenes em 23 comunidades
Rio de Janeiro|Do R7
O Rio entrou em estágio de alerta na noite desta sexta-feira (1º) devido ao temporal que atingiu a cidade. A forte chuva provocou o fechamento de vias, prejudicou a circulação de transportes e também levou ao acionamento de 42 sirenes em área de risco.
O superintendente da Defesa Civil, Lauro Botto, disse em entrevista ao Cidade Alerta RJ que, desde ontem, o órgão recebeu mais de 110 chamados, nenhum sobre ocorrências graves. Além disso, explicou que o maior impacto de hoje, até o momento, se deu na mobilidade, e pediu que a população evite se locomover e respeite os alertas enviados pela Defesa Civil.
Ao todo, 42 sirenes foram acionadas em 23 comunidades do município: Chácara do Céu, Chacrinha, Escondidinho, Formiga, Liberdade, Matinha, Ouro Preto, Prazeres, Rocinha, Santa Marta, Sapê, Sítio Pai João, Sumaré, Vidigal, Vila Elza, Vila Pereira da Silva, Andaraí, Arrelia, Jamelão, Macacos, Parque Vila Isabel, Unidos de Santa Tereza e Catumbi.
Na Lagoa, zona sul, a avenida Borges de Medeiros foi totalmente interditada para os motoristas, por volta de 18h30, por conta da chuva. O Centro de Operações informou que o desvio estava sendo feito para a avenida Epitácio Pessoa.
No centro, a linha 2 precisou sair de operação às 18h15, por conta de alagamentos entre as paradas Saara e Tiradentes.
Há previsão de mais chuva para as próximas horas. Segundo o Alerta Rio, no momento, núcleos de chuva permanecem atuando de forma estacionária sobre as regiões do litoral e próximas aos maciços da Pedra Branca e da Tijuca.
O estágio de alerta é o quarto nível em uma escala de cinco, e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões.