Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio entra em estágio de atenção por chuva e alagamentos

Temporal se concentra nas zonas oeste e norte da capital fluminense. Também há registros em Niterói e na Baixada

Rio de Janeiro|Mariene Lino, do R7*

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 17h desta sexta-feira (5) em decorrência de registros acima de 10 milímetros de chuva em dois pontos da cidade: Guaratiba e Sepetiba, na zona oeste da cidade. A informação é do COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio).

Rio entrou em estágio de atenção nesta sexta (5)
Rio entrou em estágio de atenção nesta sexta (5) Rio entrou em estágio de atenção nesta sexta (5)

O estágio de atenção é o terceiro em uma escala de cinco.

De acordo com o sistema Alerta Rio, os núcleos de chuva ganharam força na zona oeste e voltaram a se formar na zona norte, com possibilidade de precipitação forte na próxima hora.

O Centro de Operações divulgou, por volta de 17h40, que o local com maior acúmulo de chuva entre 17h15 e 17h30 era a estrada da Grota Funda, que precisou ser fechada devido à precipitação de 62 milímetros em uma hora. A via deve ser fechada caso chova, no mínimo, 55 milímetros no mesmo período, seguindo o protocolo de segurança.

Publicidade

O COR divulgou que já foram registrados bolsões d'água em bairros como Benfica e Vila Isabel, na zona norte; Glória, Catete e Jardim Botânico, na zona sul; e Barra da Tijuca, na zona oeste. Há ruas alagadas nas proximidades da Central do Brasil.

Além disso, às 18h30, a Defesa Civil do Rio acionou 15 sirenes em nove comunidades da capital. Entre elas, estão Engenho da Rainha, morro dos Macacos, Parque Vila Isabel, Relicário, São João e Vila Matinha.

Publicidade

Os aeroportos Santos Dumont e Galeão operam com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens. Cinco voos já foram cancelados e dois estão atrasados no Santos Dumont.

Dentre as medidas tomadas pela prefeitura, estão a interdição da avenida Niemeyer, que liga os bairros Leblon, São Conrado e Vidigal, na zona sul do Rio. O bloqueio ocorreu devido a um protocolo que define que a via seja fechada caso haja acúmulo de cinco milímetros de chuva ao longo de uma hora.

Publicidade
Avenida Niemeyer foi interditada pela prefeitura
Avenida Niemeyer foi interditada pela prefeitura Avenida Niemeyer foi interditada pela prefeitura

De acordo com o COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio), o trecho interditado vai do encontro entre as avenidas Delfim Moreira e Visconde de Albuquerque, no Leblon, até a altura do hotel Sheraton, no mesmo bairro. Equipes da Guarda Municipal estão posicionadas nos dois pontos de bloqueio.

Moradores e turistas que estejam hospedados até a altura do hotel Sheraton devem usar o acesso da avenida Prefeito Mendes de Morais, em São Conrado. No entanto, está proibido o acesso à avenida Delfim Moreira, no Leblon, por São Conrado.

O município de Niterói, na região metropolitana, também entrou em estágio de atenção nesta tarde devido à atuação de núcleos de chuva fraca a moderada. Segundo o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil do município, a previsão é de pancadas de chuva forte com raios nas próximas horas.

Já na Baixada Fluminense, há registros de alagamento em ruas no centro de Duque de Caxias e na estrada Abílio Augusto Távora, em Nova Iguaçu.

A assessoria da Defesa Civil de Nova Iguaçu confirmou que não há ocorrências graves no município em decorrência do temporal.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.