Funcionários públicos podem reforçar atendimento de saúde
Tomaz Silva/Agência Brasil - 13.01.2022Funcionários públicos do município do Rio de Janeiro podem se cadastrar para reforçar o atendimento das unidades básicas de saúde da cidade. O objetivo é ampliar a capacidade da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de testar e vacinar a população para a Covid-19, devido ao aumento exponencial de casos com a entrada da variante Ômicron no Brasil.
A regulamentação está no Decreto da prefeitura número 50.140, publicado na edição desta quarta-feria (12) do Diário Oficial do Município. Os trabalhadores devem demonstrar interesse no serviço junto ao órgão ao qual é ligado, que encaminhará os nomes à SMS. Os selecionados receberão gratificação de R$ 100 por dia de trabalho, com carga de até 12 horas.
Podem participar os agentes públicos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do município. Segundo o decreto, as atividades serão na organização dos acessos aos polos de testagem e postos de vacinação e no registro de informações nos canais oficiais da Secretaria e do Ministério da Saúde. O decreto tem validade até o dia 31 de janeiro.
Para os pacientes, a realização dos testes é feita por ordem de chegada nos centros de saúde e polos de atendimento de síndrome gripal do município. O atendimento nos polos montados pela rede estadual do Rio de Janeiro é feito com agendamento online.