A Prefeitura do Rio divulgou, na manhã desta terça-feira (5), o Plano Verão 21/22. Como anunciado, o plano feito pelo Centro Operações Rio, em conjunto com outros 34 órgãos municipais, detalha ações preventivas adotadas pela administração municipal para minimizar os impactos das fortes chuvas, além de orientar a população para a prevenção de riscos.
O prefeito Eduardo Paes afirmou que, mesmo com limites orçamentários, buscou se preparar para as chuvas de verão na cidade. "Foi feito um conjunto importante de ações da Secretaria de Conservação na limpeza de ralos, ações da Rio-Águas na dragagem de rios (...), um planejamento operacional", afirmou.
Segundo o chefe executivo da CET-Rio, Alexandre Cardeman, as medidas de prevenção começaram a ser pensadas com o término do verão deste ano, três meses antes do que o costume. No último inverno, equipes da Comlurb começaram a fazer intervenções. Seis comunidades foram atendidas.
"A gente tem uma preocupação com a população mais pobre da cidade. Ela, obviamente, é sempre a mais vulnerável por residir em áreas de risco, situação muito mais difícil", completou Paes. O plano busca prever e minimizar alagamentos, enchentes e desabamentos, sobretudo em comunidades.
Equipes do Centro de Operações devem instalar 2 mil câmeras até dezembro, para monitorar zonas de alagamento. A prefeitura também vai contar com novos sensores para avaliar as condições de tempo.
Cardeman alerta que o engajamento da população na prevenção de riscos é importante para previnir dados. Um dos passos preliminares é conhecer os três estágios: de atenção, quando a população fica de sobreaviso; de alerta, quando começam os problemas de mobilidade urbana e possíveis vítimas; de crise, quando a cidade está em estado de emergência, calamidade pública.
Covid no Rio
No último final de semana, três eventos-teste foram realizados, sendo duas festas de aniversário, ambas com cerca de 270 convidados, e uma festa com bilheteria no Alto da Boa Vista para um público de mil a 5 mil pessoas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os eventos foram autorizados mediante apresentação de protocolos sanitários e seguiram as normas estabelecidas. Os bancos de dados com identificação dos presentes serão monitorados nos próximos 14 dias.
Sobre as questões relacionadas às novas flexibilizações, Paes afirmou que segue orientações do Comitê Científico e está acompanhando a evolução da campanha de vacinação, junto ao secretário Daniel Soranz.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa