Comprovante de vacinação será exigência no Rio
Marcelo Camargo/Agência BrasilO município do Rio de Janeiro começa a adotar, nesta quarta-feira (15), o passaporte da vacina. A comprovação de imunização contra a covid-19 passará a ser exigência para os cariocas que quiserem acessar determinados locais fechados da cidade.
Entre os espaços que deverão solicitar comprovação vacinal estão:
- Academias de ginástica;
- Estádios e ginásios esportivos;
- Cinemas, teatros, museus, galerias e exposições de arte, convenções, conferências e afins.
A certificação da imunização também será necessária para quem quiser se submeter a cirurgias eletivas nas redes pública e privada. Pessoas que desejam inclusão no programa Cartão Família Carioca ou manter o acesso ao benefício também devem apresentar a comprovação.
Além do comprovante físico distribuído no ato da vacinação, um certificado digital também pode ser emitido através do aplicativo ConecteSUS. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o documento será exigido de todas as pessoas cuja idade já tenha sido convocada pela campanha de vacinação.
A medida foi anunciada no dia 27 de agosto, durante a divulgação do 34º Boletim Epidemiológico do Rio. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o objetivo é incentivar a vacinação e proteger as pessoas que já se imunizaram. Na ocasião, Paes declarou também que a intenção é “criar um ambiente difícil para quem não quer se vacinar”.
A princípio, a comprovação seria exigida a partir de 1º de setembro, mas instabilidades no ConecteSUS fizeram o requerimento ser adiado.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.