Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio: Passaporte da vacina começa a ser exigido nesta quarta

Comprovação de vacinação contra covid-19 passa a ser requerido para entrar em academias, teatros e cinemas da cidade

Rio de Janeiro|Do R7

Comprovante de vacinação será exigência no Rio
Comprovante de vacinação será exigência no Rio Comprovante de vacinação será exigência no Rio

O município do Rio de Janeiro começa a adotar, nesta quarta-feira (15), o passaporte da vacina. A comprovação de imunização contra a covid-19 passará a ser exigência para os cariocas que quiserem acessar determinados locais fechados da cidade. 

Entre os espaços que deverão solicitar comprovação vacinal estão:

- Academias de ginástica;

- Estádios e ginásios esportivos;

Publicidade

- Cinemas, teatros, museus, galerias e exposições de arte, convenções, conferências e afins.

A certificação da imunização também será necessária para quem quiser se submeter a cirurgias eletivas nas redes pública e privada. Pessoas que desejam inclusão no programa Cartão Família Carioca ou manter o acesso ao benefício também devem apresentar a comprovação.

Publicidade

Além do comprovante físico distribuído no ato da vacinação, um certificado digital também pode ser emitido através do aplicativo ConecteSUS. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o documento será exigido de todas as pessoas cuja idade já tenha sido convocada pela campanha de vacinação.

A medida foi anunciada no dia 27 de agosto, durante a divulgação do 34º Boletim Epidemiológico do Rio. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o objetivo é incentivar a vacinação e proteger as pessoas que já se imunizaram. Na ocasião, Paes declarou também que a intenção é “criar um ambiente difícil para quem não quer se vacinar”.

Publicidade

A princípio, a comprovação seria exigida a partir de 1º de setembro, mas instabilidades no ConecteSUS fizeram o requerimento ser adiado.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.