Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio: Polícia Federal combate fraudes em universidade federal

Operação Predestinado iniciada em abril deste ano, responsável por investigar envolvidos no superfaturamento de contratos 

Rio de Janeiro|Márcio Mendes, do R7*

PF faz ação contra superfaturamento em universidade federal
PF faz ação contra superfaturamento em universidade federal PF faz ação contra superfaturamento em universidade federal

A Polícia Federal realizou uma operação contra envolvidos em superfaturamento na contratação de empresa para prestação de serviços de manutenção em uma universidade federal, na manhã desta quinta-feira (18), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Os agentes federais apreenderam celulares e computadores que serão analisados para dar prosseguimento às investigações.

A Operação Predestinado 2 é a segunda etapa de uma ação iniciada em abril deste ano, que cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudar contratos na UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Após a PF analisar os materiais apreendidos na 1ª fase da operação, foram descobertos indícios de fraude e pagamento de vantagens indevidas na contratação dessa mesma empresa por outro instituto federal para prestação de serviços de limpeza, em contrato anual estimado de aproximadamente R$ 2,5 milhões, e com valor final, após prorrogação, de cerca de R$ 5 milhões.

Publicidade

Entre os investigados estão servidores públicos e particulares, representantes de empresas, que podem responder pela prática dos crimes de corrupção ou advocacia administrativa.

Primeira fase da operação

Policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudar contratos na UniRio, em abril deste ano. Os mandados foram expedidos pela 8ª Vara Federal Criminal do Rio, nas cidades do Rio, Saquarema e Rio Bonito.

Publicidade

Segundo a PF, nas investigações constataram indícios da prática de direcionamento e superfaturamento em contrato firmado com empresa especializada na prestação de serviços continuados de operação, manutenção preventiva, corretiva e emergencial.

O material apreendido na Operação Predestinado foi enviado para perícia e usado para aprofundar as investigações.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.