Logo R7.com
RecordPlus

Rio: reajuste de tarifa vai financiar melhorias em BRT, diz prefeitura

Acordo foi assinado entre empresários e município no ano passado; aumento seguiu regras firmadas em contrato pela gestão anterior

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
BRT sofreu intervenção do governo municipal
BRT sofreu intervenção do governo municipal

Após manifestações de passageiros contra o reajuste da tarifa do BRT, na zona oeste do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18), a prefeitura informou que a receita adicional das empresas de transporte será “investida na melhoria do sistema e no cumprimento das metas acordadas.” 

“Ele assegura o equilíbrio econômico e financeiro às empresas que operam o transporte público de passageiros por ônibus no município”, disse a prefeitura, por meio de nota, sobre o aumento da tarifa.


O termo de ajustamento de conduta, segundo a prefeitura, foi assinado entre os empresários e a prefeitura em junho de 2018. E o reajuste foi feito conforme as regras do contrato assinado na gestão anterior.

Outro ponto destacado foi que as concessionárias cumpriram com as determinações em meados do ano passado. "Chegaram a 60% da nossa frota com ar-condicionado, apresentaram os balancetes e fizeram até mais: colocaram internet, tomadas (para carregar celular) e também desistiram de todas as ações que tinham contra a Prefeitura na Justiça. As empresas também deram a primeira cota para ajuda da pavimentação das principais rodovias da cidade. Depositaram R$ 1 milhão, e serão mais seis parcelas, somando R$ 7 milhões", segundo o prefeito Marcelo Crivella. 

De acordo com a prefeitura, a atual gestão tem procurado soluções para os problemas apresentados. A baixa qualidade no serviço gerou uma intervenção no BRT, que está na segunda semana de realização. O prazo para a reestruturação do sistema é de 180 dias. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.