Rio-Santos inaugura primeiro pedágio sem cabines do país
Cobrança será feita por leitura de tags ou pela placa do veículo; motorista poderá ter descontos de até 70%
Rio de Janeiro|Do R7

O primeiro sistema de pagamento de pedágio sem cabines do Brasil começou nesta segunda-feira (30) em alguns trechos fluminenses da rodovia Rio-Santos. Os pontos onde a cobrança eletrônica será realizada são em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414). Os valores ainda não foram divulgados.
Segundo a CCR, o sistema vai funcionar por meio de pórticos com tecnologia que identifica, classifica e cobra os veículos de forma eletrônica, de acordo com o tipo e número de eixos. A cobrança não é feita por quilômetro percorrido.
A cobrança pode ser feita por meio de uma tag colada no para-brisa ou pela leitura da placa. Com o primeiro método, o desconto para usuário frequente pode chegar a 70%, mas todos os motoristas que utilizarem a tag ganharão 5% na tarifa.
Os veículos leves têm desconto progressivo a partir da segunda até a trigésima passagem, desde que realizadas no mesmo local/sentido, dentro do mês vigente. Os descontos podem variar entre 5% e 70%.
Motoristas que não tiverem a tag podem pagar a tarifa por WhatsApp/Chatbot, App ou portal web da concessionária, além da carteira digital, por meio de Pix ou cartão de crédito. Neste caso, o prazo de pagamento é de 15 dias após a passagem.
De acordo com a CCR, durante o mês de fevereiro, serão feitas análises de fluxos e passagens com tags ou placas dos veículos, sem nenhuma cobrança. Após os ajustes nos equipamentos, o início da cobrança será feito a partir de março.













