Rio de Janeiro Rio tem seis novos pontos de testagem de Covid-19 na capital

Rio tem seis novos pontos de testagem de Covid-19 na capital

Atendimentos começam nesta sexta (7) nas UPAs de Bangu, Campo Grande, Jacarepaguá, Tijuca, Penha e Marechal Hermes

  • Rio de Janeiro | Inácio Loyola*, do R7

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) vai abrir seis novos centros de testagem para Covid-19 nesta sexta-feira (7). Os pontos vão atender pessoas com sintomas leves da doença ou que tiveram contato com alguém que testou positivo há quatro ou cinco dias para a doença.

Rio abre novos pontos de testagem

Rio abre novos pontos de testagem

Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde do Rio

As estruturas serão anexadas às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Bangu, Campo Grande e Jacarepaguá, na zona oeste, e Tijuca, Penha e Marechal Hermes, na zona norte.

Os locais vão oferecer testes rápidos de antígeno e RT-PCR para monitoramento do cenário epidemiológico.

Os atendimentos vão acontecer das 8h às 18h e inicialmente serão distribuídas 150 senhas por dia em cada unidade. Segundo a SES, um sistema de marcação online no site da pasta está em processo de finalização e irá ao ar no próximo domingo (9). Dessa forma, a partir da segunda-feira (10) o atendimento será realizado apenas por agendamento na internet.

As pessoas que testarem positivo para Covid-19 deverão fazer quarentena de dez dias a partir do primeiro dia de sintomas. A SES informou que pacientes com sintomas graves, como febre acima de 37,5 e dificuldades respiratórias, deverão procurar diretamente uma UPA ou emergência hospitalar.

“Com o aumento de casos de Covid-19 em razão da circulação da variante Ômicron, vimos a necessidade de realizar a testagem também em pessoas com sintomas leves, que muitas vezes não procuram atendimento médico. A ideia é diagnosticar essas pessoas para que elas possam fazer o isolamento social”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

* Estagiário do R7, sob supervisão de Celso Fonseca

Últimas