Rio promove repescagem geral da vacinação contra covid-19 neste sábado (25)
Fabio Motta/Prefeitura do RioA Prefeitura do Rio vai promover neste sábado (25) uma repescagem geral de vacinação contra covid-19 para os cariocas. São esperadas 80 mil aplicações de da segunda dose da vacina para o público adulto.
Com 492 internados na rede pública de saúde, a Secretaria Municipal avalia que este é o melhor cenário desde o início da pandemia. De acordo com o Superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, este sábado deve ser um dia intenso de vacinação.
Nesta sexta-feira (24), a imunização é para meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade.
O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que há alta procura de repescagem fora da data estipulada. Segundo ele, de 3 a 4 mil pessoas por dia têm ido até unidades de saúde para receber o imunizante fora da idade etária e isto pode ser reflexo da exigência do comprovante de vacinação em estabelecimentos no Rio.
Os números da testagem para o jogo do Flamengo contra o Barcelona de Quayaquil, na última quarta (22), também foram anunciados na coletiva de imprensa do 38º Boletim Epidemiológico. 57 das 26.478 pessoas testaram positivo para a doença e não foram ao Maracanã. Destas, cinco trabalhariam no local.
A liberação de público em estádios foi considerada parte dos eventos-teste pela administração municipal.
Dados da covid no Rio
Até o momento, foram confirmados 262.732 casos da covid-19 na capital. Atualmente, a taxa de letalidade do vírus está em 5.5%. Ainda segundo o levantamento, houve uma redução de 42% da internação desde o último pico (de 609 pacientes para 361 que entraram na última semana).
Os dados da prefeitura registram que 50 mil pessoas já receberam a 3ª dose (dose de reforço) e 82% da população recebeu a primeira. Foram aplicadas 9 milhões de doses.
Idosos acima de 80 anos receberão dose de reforço na próxima semana
Divulgação/Prefeitura do RioEventos-teste
Soranz também afirmou que a realização de eventos-teste busca unir a importância da vacinação e a testagem. Esta semana, a prefeitura autorizou a realização de três eventos sem o uso de máscaras e o distanciamento social. Eles serão no Centro, no Alto da Boa Vista e em Copacabana.
A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que todos os eventos cumprem o protocolo sanitário prevendo testagem e comprovação vacinal por todos os presentes.
“Temos visto muitas festas clandestinas no Rio de Janeiro. É importante a gente se adequar a esse novo momento e à realidade que as pessoas estão vivendo. Evitando ao máximo os locais fechados e mantendo os abertos”, declarou o secretário Daniel Soranz.
Ainda de acordo com Soranz, a realização progressiva dos eventos faz parte de três estratégias de combate ao coronavírus: busca por vacinação, estímulo de testagem para identificar assintomáticos e retorno gradativo das atividades de lazer. Dessa forma, a Prefeitura do Rio tenta evitar a realização de festas clandestinas.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Paulo Guilherme