Rio vacina nesta sexta mulheres de grupos prioritários com 57 anos
Profissionais da saúde com 40 anos também recebem 1ª dose do imunizante contra covid-19
Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*

O Rio de Janeiro vacina contra covid-19, nesta sexta-feira (30), profissionais da saúde com 40 anos e mulheres de 57 anos que pertençam aos grupos prioritários.
Estão aptas à vacinação nesta sexta as mulheres de 57 anos que apresentem comorbidades ou deficiência permanente, ou que trabalhem nas áreas da educação, serviços de limpeza urbana, além de guardas municipais, motoristas e cobradores de ônibus e transporte escolar. Gestantes com comorbidades, de qualquer idade, também podem receber a proteção.
Entre as comorbidades estão diabetes, hipertensão grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, câncer e obesidade grave, entre outras.
Para receber a vacina, é necessário apresentar as três últimas prescrições ou receitas, atestados, recomendação médica que comprove a comorbidade.
Profissionais da saúde e da segurança
Os profissionais de saúde de 40 anos, tanto homens quanto mulheres, devem se dirigir ao posto de vacinação exclusivamente no período da tarde, de 13h às 17h, levando a carteira de seu conselho de classe. Aqueles que atuam em unidades de urgência e emergência devem ser vacinados no local de trabalho.
O grupo inclui médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, professores de educação física, veterinários, entre outros.
Agentes de segurança, como policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários, serão imunizados em seus locais de trabalho.
Locais de vacinação na capital
A vacinação em postos de saúde e clínicas da família ocorre das 8h às 17h. Veja a lista de outros locais:
- Zona sul: Igreja Nossa Senhora do Rosário (Leme), Museu da República (Catete), Casa Firjan (Botafogo), Planetário da Gávea, Jockey Club Brasileiro (Gávea), Hotel Fairmont (Copacabana);
- Zona norte: Tijuca Tênis Clube, Quadra do Cacique de Ramos (Olaria), Museu Conde de Linhares (São Cristóvão), Club Municipal (Tijuca), Imperator (Méier), Quadra da Portela (Madureira)
- Zona oeste: Cidade das Artes (Barra da Tijuca), Vila Militar (Deodoro), Universidade Castelo Branco (Realengo), CIAMPA (Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves - Campo Grande), Museu Aeroespacial (Campos dos Afonsos);
- Centro: Museu da Justiça, Museu do Amanhã, Palácio Duque de Caxias, Espaço Cultural da Marinha, Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência;
- Quartéis dos bombeiros em Copacabana e Humaitá, na zona sul, e Barra da Tijuca, na zona oeste
- Unidades do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência em Irajá, Santa Cruz e Mato Alto (Jacarepaguá)
- ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação) no Jardim Botânico, zona sul do Rio, atende de 8h até 12h
O sistema drive-thru funciona, com atendimento exclusivo para idosos, pessoas com deficiência e gestantes, das 9h às 15h, no Parque Olímpico (Barra da Tijuca). Já na Vila Militar (Deodoro), no Museu Aeroespacial (Campos dos Afonsos) e CIAMPA (Campo Grande). Na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, o funcionamento é das 8h às 17h.
Na Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), a aplicação da primeira dose é exclusiva para pedestres, com entrada pelo portão 1, das 9h às 15h.
O Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro Coren-RJ), no Centro, e o Conselho Regional de Farmácia, na Tijuca, atendem exclusivamente os profissionais da saúde das 9h às 16h.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira















