RJ: 190 registra 266 denúncias diárias de crimes contra a mulher
Dados fazem parte do Monitor da Violência contra Mulher durante a Pandemia, do ISP-RJ, uma ferramenta inédita inaugurada nesta sexta-feira (4)
Rio de Janeiro|Vinícius Andrade, do R7*
O Rio de Janeiro registrou uma média de 266 ligações por dia à Central 190, sobre crimes contra mulher durante o período de isolamento social. Foram ao total 13.065 chamadas ao serviço da Secretária de Estado de Polícia Militar, segundo o ISP-RJ (Instituto de Segurança Pública do Rio).
Leia também: MPF investiga gestão Paes por obra de escola com verba de merenda
Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 12% nas denúncias registradas.
Os dados fazem parte do Monitor da Violência contra Mulher durante a Pandemia, do ISP-RJ, que foi inaugurado nesta sexta-feira (4).
A ferramenta aponta também que diminuíram os registros de ocorrência feitos nas delegacias policiais nos primeiros 49 dias de isolamento social.
De acordo com o instituto, a queda no número pode ter sido provocada por conta da restrição à circulação das pessoas,determinação feita pelo governo do estado.
Mas, apesar dos números totais dos crimes terem caído, desde o dia 13 de março a 30 de abril, as ocorrências em casa aumentaram. Durantes este período, 72,4% das mulheres sofreram violência sexual doméstica. Em 2019 o índice foi de 55,4%.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa