Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: Construção de muro em obra de Niemeyer gera polêmica em Caxias

Moradores acreditam que medida tem objetivo de espantar população de rua; família de arquiteto diz não aprovar obra

Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7* com Quézia Oliveira, da Record TV Rio

A construção de um muro embaixo da rampa de acesso do Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está causando polêmica na cidade. O espaço foi idealizado por Oscar Niemeyer e familiares do arquiteto expressaram descontentamento com a modificação que, na opinião de moradores, tem objetivo de afugentar pessoas de rua.

Espaço é usado como abrigo para moradores de rua
Espaço é usado como abrigo para moradores de rua Espaço é usado como abrigo para moradores de rua

A construção faz parte de um plano de revitalização implantado no teatro pela prefeitura do município. No entanto, o espaço que fica debaixo da rampa de acesso é utilizado por moradores de rua para se abrigarem do frio e da chuva.

Marroni Alves, representante do Fórum Municipal de defesa da população de rua, acredita que a construção do muro atenua o problema das pessoas sem teto, apenas promovendo seu deslocamento para outra marquise.

A prefeitura contra-argumenta as acusações de que o objetivo da obra é espantar moradores de rua e afirma que a estrutura está sendo feita para abrigar um gerador que atualmente está na parte interna do teatro. Além disso, destaca que o município possui centros de acolhimento para pessoas sem teto.

Publicidade

No entanto, segundo Marroni, os abrigos ficam a uma grande distância do centro, onde está localizado o teatro.

Outro fator que contribui para a polêmica é a desaprovação da família de Niemeyer a respeito da obra. Para Paulo Niemeyer, bisneto do arquiteto, o muro “descaracteriza” o trabalho do bisavô. Além disso, de acordo com ele, a família não autorizou a construção, o que é contestado pela prefeitura, que diz ter recebido a aprovação.

Publicidade

O Teatro Raul Cortez completou 15 anos nesta semana e é a única intervenção de Oscar Niemeyer na Baixada Fluminense.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.