Rio de Janeiro RJ: governador autoriza repasse de verbas ao Fundo Estadual de Cultura

RJ: governador autoriza repasse de verbas ao Fundo Estadual de Cultura

Recursos da Lei Aldir Blanc serão utilizados para pagar renda emergencial a trabalhadores do setor cultural em todo o Estado

  • Rio de Janeiro | Mariene Lino, do R7*

Divulgação

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, sancionou a lei que permite uso de recursos da Lei Aldir Blanc (Lei da Emergência Cultural) pelo Fundo Estadual de Cultura.

Crivella lidera intenções de voto no Rio de Janeiro, aponta pesquisa

O valor repassado é de quase R$ 105 milhões de reais e será utilizado para o pagamento da renda emergencial a profissionais do setor cultural no Estado do Rio, em decorrência da pandemia da covid-19.

Representantes da categoria se reuniram com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, para discutir o plano de ação da Lei Aldir Blanc. Após a definição das regras, o documento será encaminhado à Secretaria Especial de Cultura e o edital será divulgado.

Os cadastros deverão ser feitos em uma plataforma digital que está sendo desenvolvida em parceria com o governo federal. A previsão é que isso ocorra até o fim da próxima semana.

— Realizamos reuniões de trabalho para definir qual a melhor ação para a utilização da Lei Aldir Blanc. Ouvimos e trocamos ideias com todos os setores da cultura para que esse recurso faça a arte florescer em todas as regiões do estado. Estamos pensando no melhor para os fazedores de cultura que estão fragilizados pela pandemia da covid-19 - afirma Danielle Barros.

DEM oficializa candidatura de Eduardo Paes à prefeitura do Rio

Cerca de 20 mil pessoas estão aptas a receber o benefício, que poderá ser concedido por cinco meses consecutivos em parcelas de R$ 600.

* Estagiária do R7 sob supervisão de Odair Braz Junior

Últimas