RJ: imagens mostram humilhação e tentativa de agressão a professor
Estudante do Ciep Mestre Marçal intimida professor, morde a prova e quebra quadro branco da sala de aula
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
Um vídeo mostra estudantes do Ciep Mestre Marçal, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, humilhando e tentando agredir um professor em sala de aula. A filmagem, feita na última terça-feira (18), também exibe os alunos destruindo o quadro branco.
São uma série de pequenos vídeos que começam com os alunos xingando e ameaçando o professor. O estudante que está filmando questiona o colega de turma sobre a possibilidade de matar o professor. “Você vai matar o professor, cara? Não faz isso não, não faz isso não. O cara te dá aula, o cara é maneiro”. O outro estudante responde: “F***-se. Ele nunca mais vai dar”.
Em seguida, o professor parece tentar chamar alguém da direção para tentar conter os ânimos dos alunos, ele pede para alguém dar um “pulo” na sala. O mesmo estudante que ameaçou o docente de morte grita: “Pulo é o c***, rapa”.
Em nota, a Prefeitura de Rio das Ostras disse que foi informada do ocorrido e instruiu o professor a procurar a Ouvidoria para registrar o caso. O munícipio também dará suporte psicológico e jurídico ao professor (leia a nota na íntegra).
A sequência da filmagem é com o aluno que fez as ameaças de morte escrevendo uma série de xingamentos em uma prova. Ele repete nas questões “f***-se”, “to nem aí!” e “muito bem”, em uma alternativa que diz: “Dei um presente ao vovô”.
Este mesmo aluno, então, tira a prova de um colega da mão do professor, a morde — arrancando um pedaço — e devolve. O vídeo seguinte mostra o aluno mais exaltado amassando a sua folha de prova e entregando ao docente, enquanto outras pessoas da turma dão risada e dizem: “Tu é o capeta!”.
Os vídeos terminam com um aluno destruindo o quadro branco da sala de aula e outro estudante arremessando um objeto pesado em direção ao professor, que estava de costas escrevendo no quadro.
Leia a nota oficial da Prefeitura de Rio das Ostras na íntegra:
"A Prefeitura de Rio das Ostras informa que a nova administração municipal, empossada há dois meses, tem priorizado a Educação e tentado sanar os problemas encontrados nessa área. A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer só foi informada da ocorrência no dia 18, quando o professor relatou o fato e requereu mudança de turma, porém, manifestando o desejo de continuar na escola. O professor foi orientado a registrar os fatos na Ouvidoria, sendo atendido pela Subsecretária de Educação. A Secretaria tomou as providências cabíveis e o professor foi informado sobre seu remanejamento de turma e a intervenção que seria feita na unidade escolar com os alunos. Além disso, será ofertado orientação jurídica e apoio psicológico ao professor. Quanto aos alunos, foram tomadas as medidas disciplinares cabíveis, todas de acordo com a legislação federal e o regimento escolar.
A Secretaria informa, ainda, que está implantando na Rede Municipal de Ensino o Projeto de Mediação de Conflito no Ambiente Escolar, formado por Equipe Multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social e orientador educacional. O objetivo é dar suporte às unidades escolares e aos seus profissionais."
*Estagiário do R7, sob supervisão de Raphael Hakime