RJ: Jiboia é salva de maus-tratos e outra aparece em telhado de hotel
Homem comprou a cobra e a entregou para Patrulha Ambiental devolver à natureza. Outra jiboia foi resgatada no telhado de hotel na zona sul
Rio de Janeiro|Isabela Afonso, do R7*
Um carpinteiro de 37 anos comprou uma jiboia de dois metros que sofria maus tratos no Morro do Cajueiro, entre Vaz Lobo e Madureira, na zona norte do Rio, e a entregou para a Patrulha Ambiental, na manhã desta quarta-feira (15).
Ele passava pelo local quando viu a cobra ser agredida a pau por dois homens e resolveu oferecer R$ 100 para livra-la deles. Em seguida, foi até o Parque Natural Municipal do Marapendi, no Recreio, zona oeste do Estado, e falou com os agentes ambientais.
O homem, que não quis ser identificado, relatou que sempre luta em defesa dos animais e lamenta as crueldade feitas.
“As pessoas precisam entender que esses animais são nossos parceiros, eles preservam as matas e florestas para que tenhamos qualidade de vida nas cidades”, afirmou o carpinteiro.
Esta foi a terceira jiboia resgatada somente nesta semana. Também na manhã desta quarta-feira, a Patrulha Ambiental foi acionada para resgatar uma outra cobra no telhado de um hotel em Botafogo, zona sul. Como o animal estava com um espinho de ouriço preso na gengiva, a equipe levou a jiboia para a base para retirar o espinho. Ela já foi devolvida à natureza.
Leia também
Na segunda-feira (13) as equipes foram até um estabelecimento comercial na Estrada da Covanca, no bairro do Tanque, e salvaram mais um cobra. Ela foi devolvida ao seu habitat natural, no Parque Natural Municipal da Prainha, zona oeste.
A Patrulha Ambiental é formada por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental. A Prefeitura do Rio orienta que a população acione a patrulha pela Central 1746, caso flagrem animais silvestres em área urbana na cidade, ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat para um resgate seguro.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Paulo Guilherme