Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: Justiça Federal autoriza Pezão a retirar tornozeleira eletrônica

Demais medidas cautelares contra ex-governador do Rio foram mantidas por decisão do juiz Marcelo Bretas

Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*, com Agência Brasil

Pezão foi condenado a 98 anos de prisão por corrupção
Pezão foi condenado a 98 anos de prisão por corrupção Pezão foi condenado a 98 anos de prisão por corrupção

A Justiça Federal do Rio de Janeiro autorizou, nesta terça-feira (19), a retirada da tornozeleira eletrônica do ex-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão. A decisão é do juiz Marcelo Bretas.

A determinação suspende o monitoramento eletrônico de Pezão, mas mantém outras medidas cautelares.

O ex-governador ainda precisa comparecer em juízo para todos os atos designados pelas autoridades, segue proibido de ocupar cargos públicos no Rio enquanto durarem as investigações e deve comunicar viagens e alterações no endereço residencial.

Condenações de Pezão

Publicidade

No último dia 14, o ex-governador foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo crime de abuso de poder. Na decisão, ficou confirmada a inelegibilidade de Pezão até 2022, já que a lei determina que o candidato condenado ficará inelegível por oito anos a contar do pleito em que praticou a irregularidade eleitoral.

Em junho deste ano, uma sentença de Bretas condenou Pezão a 98 anos de prisão por crimes de corrupção atribuídos pelas operações Calicute, Eficiência e Boca de Lobos, desdobramentos da Lava Jato no Rio. O ex-governador responde em liberdade por ser sua primeira condenação.

Publicidade

De acordo com o juiz, Pezão teria dado prosseguimento à organização criminosa chefiada pelo também ex-governador do Rio Sérgio Cabral, cometendo crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos.

Pezão foi preso preventivamente em 2018, mas acabou solto por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) pouco mais de um ano depois.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.