RJ: mortes em ações policiais aumentaram 46% em maio, diz ISP
Segundo instituto, foram 142 homicídios no mês, contra no mesmo período do ano anterior. Já roubo de cargas caiu 39% no período
Rio de Janeiro|Thaís Silveira, do R7*
O Rio de Janeiro registrou um crescimento de 46% no número de homicídios por oposição à intervenção policial em maio deste ano, comparado ao mesmo mês do ano anterior, segundo o ISP (Insituto de Segurança Pública). Foram 142 mortes neste ano e 97 no mesmo período do ano passado.
Em relação a abril deste ano, foram 41 vítimas a mais. Em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, houve um aumento de 11 vítimas no período, quando comparado a maio do ano passado.
Já a região de Brás de Pina, Olaria, Penha, Cordovil, Penha Circular, Jardim América, Parada de Lucas, Vigário Geral e Complexo do Alemão registrou a maior redução - cinco vítimas a menos no mês.
O Estado também registrou 576 vítimas de letalidade violenta no mês, o que representa aumento de 6% ou 33 mortes em relação ao mesmo período de 2017.
O índice representa mortes por homicídio doloso (quando há intenção de matar), latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e homicídio decorrente de oposição à intervenção policial. No entanto, em comparação ao mês de abril, foram 16 vítimas a menos. Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apresentou maior redução - 30% ou 15 vítimas a menos em relação a maio de 2017.
Quanto ao roubo de carga, houve uma queda de 39% neste mês. Foram 752 ocorrências no Estado, 488 a menos do que o registrado em maio de 2017. Em relação a abril deste ano, foram 140 ocorrências a menos.
Segundo o instituto, a greve dos caminhoneiros não é a única justificativa para a diminuição, já que os índices vinham apresentando queda nas duas primeiras semanas de abril, comparadas às duas primeiras semanas de maio. A paralisação durou dez dias, entre os dias 21 e 30 de maio.
O roubo de rua (roubo a transeunte, de aparelho celular e em coletivo) também apresentou redução de 14% em maio. Foram 11.861 registros neste ano, o que representa 1.972 ocorrências a menos em relação a maio do ano anterior.
Já o roubo de veículos apresentou uma diminuição de 5% neste mês, ou 214 casos a menos.
Os dados são referentes aos Registros de Ocorrência feitos nas delegacias do Estado.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa