Operação da Polícia Federal desarticula rede de falsificação de cigarros
Operação Libertates mobiliza 200 agentes em vários estados; Adilsinho, o principal alvo, segue foragido
RJ no Ar|Do R7
A Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público e a PRF, desarticulou uma quadrilha especializada na produção e venda de cigarros falsificados, após monitoramento iniciado em fevereiro de 2023.
A operação Libertates mobilizou 200 agentes para cumprir 21 mandados de prisão preventiva e 26 de busca em locais como a Baixada Fluminense e o Espírito Santo. Doze pessoas foram presas, mas o contraventor Adilson Oliveira Coutinho Filho, um dos alvos, permanece foragido.
A organização criminosa usava mão de obra de trabalhadores paraguaios em regime análogo à escravidão e dividia-se em núcleos para segurança, fornecimento de insumos e lavagem de dinheiro no exterior.
Um policial federal orientava PMs e bombeiros, enquanto um policial rodoviário liderava a escolta dos carregamentos. O esquema gerava lucro milionário, e comerciantes eram forçados a vender os produtos ilegais.
A Justiça bloqueou bens no valor de R$ 350 milhões. Os investigados enfrentam acusações de 11 crimes, incluindo organização criminosa e tráfico de pessoas.
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!
Veja também
Últimas