Logo R7.com
Logo do PlayPlus
RJ no Ar

Operação mira quadrilha que aplica golpe do falso sequestro de dentro de presídio do Rio

Investigações apontam que grupo, que se diz parte de facção criminosa, movimentou mais de R$ 70 milhões com golpes por telefone

RJ no Ar|Do R7

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), a operação "13 aldeias", que mira o golpe do falso sequestro de dentro de presídios. A ação cumpre mandados em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, em Irajá, na zona norte da cidade, e nos municípios de São Gonçalo e Maricá, na região metropolitana do Rio, Rio das Ostras e Búzios, na Região dos Lagos, São João da Barra, e no Espírito Santo.

Nesta primeira fase da operação, são cumpridos 44 mandados de busca e apreensão, e também o bloqueio de contas correntes e ativos financeiros de 84 investigados. A apuração da polícia aponta que o grupo, que se diz parte da facção criminosa PVI (Povo de Israel), já movimentou mais de R$ 70 milhões com golpes por telefone. Uma construtora e uma lotérica do Espírito Santo são suspeitas de participarem da ação criminosa. Elas seriam utilizadas como fachadas para que o dinheiro levantado pelos criminosos fosse lavado. Além disso, cinco policiais penais são suspeitos de envolvimento com o golpe.

Segundo a polícia, o lucro dos golpes é dividido em quatro partes: 30% para o "empresário", responsável pelo celular; 30% para o ladrão, executor do golpe; 30% para o "laranja", que recebe o dinheiro, e o restante vai para a caixa comum do PVI.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.