RJ registra mais de 16 mil focos de incêndio em 2024; Bombeiros instauram gabinete de crise
O aumento de casos é atribuído a fatores climáticos, como ondas de calor e baixa umidade
RJ no Ar|Do R7
Desde o início do ano, o estado do Rio de Janeiro registrou mais de 16 mil focos de incêndio. Em setembro, foram contabilizados 461 casos em um único dia. O Corpo de Bombeiros instaurou um gabinete de crise para lidar com a situação.
Em Niterói, os militares levaram mais de 24 horas para controlar as chamas no Parque Florestal do Morro das Andorinhas. Na zona oeste da cidade, atuaram na região do Parque da Pedra Branca e no Pontal. O aumento dos incêndios é atribuído a fatores climáticos, como ondas de calor e baixa umidade.
Mais de 95% dos incêndios são causados por ação humana — seja de forma voluntária ou acidental. As regiões com maior atenção incluem Valença, próximo a Vassouras, no interior do estado, e áreas em Teresópolis e Petrópolis, na região serrana.
Os bombeiros utilizam equipamentos específicos para combate aos incêndios e contam com tecnologia, como drones equipados com câmeras térmicas que fornecem imagens em tempo real das áreas afetadas pelo fogo. A população é orientada a acionar o telefone 193 ao avistar qualquer foco de incêndio e a colaborar para reduzir ações irresponsáveis próximas às vegetações.
Últimas