Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: polícia e MP fazem ação contra milícia de São João de Meriti

Até as 10h, oito denunciados haviam sido presos; grupo é formado por policiais militares e ex-PMs

Rio de Janeiro|Do R7

Uma operação conjunta do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e da Polícia Civil prendeu oito pessoas acusadas de envolvimento com uma milícia em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ao todo, a ação pretende cumprir 13 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão.

De acordo com o MP-RJ, quatro policiais militares e ex-PMs estão entre os denunciados. Eles tiveram o exercício da função suspenso pela Justiça.

O alvo da ação é o grupo miliciano conhecido como "Comunidade amiga" ou "Carlinho Azevedo", que atua nas comunidades da Malvina, Venda Velha, Parque José Bonifácio e Pau Branco.

Segundo a promotoria, a investigação teve início a partir de inquéritos que apuravam homicídios que tinham menção à organização criminosa que atuava nessas regiões. O grupo atuava explorando sinal de tv clandestino, venda de gás, água, além de práticas de agiotagem, extorsão a comerciantes com a cobrança de taxas de segurança e controle sobre pontos de mototáxi, mediante cobranças, com ameaças e violência.

O policial militar Nilson Miranda de Carvalho Neto, vulgo Samurai ou Ninja, é apontado como líder da organização criminosa e, mesmo preso, exercia o controle e recebia valores provenientes das extorsões do grupo. Também estão denunciados à Justiça Thiago Gutemberg de Almeida Gomes, vulgo Curisco; Wesley Silva de Almeida, vulgo Nanaiga ou Chanaiga; Paulo Vitor Viana Firmino, vulgo PV; Bruno Barbosa de Abreu, vulgo Bruno do Pau Branco; Leandro da Silva Arante, vulgo Neguinho Menor; Carlos Henrique Silveira dos Santos, vulgo Nego do Gás; Cristiano Militão de Souza, vulgo Cabelinho; Douglas Alves da Silva, vulgo Cupim; Alan dos Santos Farias, vulgo Paraíba; Alex Bonfim de Lima Silva, vulgo Alex Armeiro; Wallace Patrique Cardozo Lucas e Marcos Antonio Roque de Lima, vulgo Tonho da Água.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.