Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saúde contabiliza 47 cidades do Rio sem mortes por Covid-19 em abril

Número representa mais da metade dos munícipios do estado sem óbitos pela doença de 1º a 18 de abril 

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*

Mais da metade das cidades do Rio de Janeiro não registrou mortes por Covid-19 em abril
Mais da metade das cidades do Rio de Janeiro não registrou mortes por Covid-19 em abril Mais da metade das cidades do Rio de Janeiro não registrou mortes por Covid-19 em abril

O Rio de Janeiro teve queda no número de óbitos por Covid-19 desde o início deste ano. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde entre 1º e 18 de abril, 47 municípios não registraram mortes pela doença.

Além disso, houve queda de 77,3% nos óbitos pela doença em março em comparação com o mês anterior. Foram notificadas 1.719 mortes em fevereiro e 390 em março.

A SES ressaltou que, como muitos casos são notificados após a data do óbito, recomenda-se que a análise das informações seja feita pela data de ocorrência da morte, e não pela data de registro no sistema.

"Esse resultado [queda nas mortes] é consequência da vacinação no estado do Rio de Janeiro, que já atingiu 86% de toda a população fluminense com 12 anos ou mais imunizada com a primeira e a segunda doses. O último Mapa de Risco para Covid-19 mostra que óbitos e internações se reduziram e que o estado segue em risco muito baixo para a doença", afirmou a coordenadora de Informações e Saúde da SES, Luciane Velasque.

Publicidade

De acordo com a última atualização, referente à 77ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada na última quinta-feira (14), pela sexta semana consecutiva o estado está em bandeira verde, de risco muito baixo para Covid-19. A análise compara a 14ª semana epidemiológica, de 3 a 9 de abril, com a décima segunda semana, de 20 a 26 de março. 

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, destacou que a população deve continuar atenta à vacinação contra o novo coronavírus. "As pessoas que ainda não receberam a 2ª dose ou dose de reforço devem retornar aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. Além disso, os idosos com 80 anos ou mais devem receber a dose adicional de reforço", alerta.

Publicidade

Lista das cidades

Entre as cidades que não notificaram óbitos por Covid-19 estão Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e São Pedro d’Aldeia, além de Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro e Duas Barras.

Municípios afetados pela chuva, como Paraty e Rio Claro, também não tiveram mortes por Covid em abril. 

Publicidade

Também não registraram óbitos nesses 18 dias Guapimirim, Iguaba Grande, Italva, Laje do Muriaé, Macuco, Mendes, Miguel Pereira, Miracema, Nilópolis, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Quissamã, Resende, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Tanguá, Trajano de Moraes, Valença e Vassouras.

A capital fluminense teve sete óbitos digitados nas últimas 24h (conforme visto no Painel da Covid-19 na manhã desta quarta-feira, 20). 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.